Topo

Como Gabigol mudou nome em camisa e virou apenas "Gabi"

Nova camisa de Gabriel Barbosa, o Gabigol, tem apenas "Gabi" como identificação - André Mourão/Foto FC/UOL
Nova camisa de Gabriel Barbosa, o Gabigol, tem apenas "Gabi" como identificação Imagem: André Mourão/Foto FC/UOL

Leo Burlá e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo

15/12/2020 04h00

Gabigol postou uma foto em suas redes sociais no último sábado apresentando o que chamou na legenda de "new name" (novo nome, em inglês). O "Gabriel B." em sua camisa 9 do Flamengo dava lugar a "Gabi". Sem Gabriel. Sem Barbosa. Sem gol. Apenas Gabi. Assim ele é chamado por companheiros de time, comissão técnica, funcionários rubro-negros, amigos mais próximos e familiares. E, a partir do jogo do último domingo - vitória sobre o Santos por 4 a 1 -, assim o artilheiro queria ser identificado.

Engana-se quem pensa que a mudança na identificação em sua camisa - e em parte de suas redes sociais - foi algo extremamente planejado ou que pudesse ter envolvido membros do estafe do jogador em até mesmo um longo processo de reposicionamento de marca. Segundo contou a amigos próximos, tratou-se apenas de uma "vontade de mudar".

"Gabigol continua"

Assim como já alterou a cor do cabelo, o estilo do mesmo, a barba e diversos outros aspectos visuais, Gabriel Barbosa queria apenas algo diferente. Um comportamento, aliás, apontado como comum pelas pessoas que convivem com ele. Gabigol gosta de surpreender. Trocar. Mudar sem pensar duas vezes.

A marca principal, no entanto, ele fez questão de garantir aos amigos que se mantém. "Gabigol continua", frisou.

E se comentou com alguns poucos a decisão do final de semana, o mesmo não fez com o Flamengo. Sem falar muito, Gabriel B. apenas perguntou se o clube poderia mudar suas identificações para Gabi. Sem maiores dificuldades, o estafe rubro-negro providenciou a alteração em uniformes e peças de divulgação.

Gabigol e Filipe Luis comemoram gol do Flamengo em vitória sobre o Santos no Maracanã pelo Brasileirão 2020 - Alxandre Vidal/Flamengo - Alxandre Vidal/Flamengo
Gabi (9) e Filipe Luis comemoram mais um gol do Flamengo em vitória por 4 a 1 sobre o Santos no Maracanã
Imagem: Alxandre Vidal/Flamengo

Vini Jr e uma mudança diferente

Outro jogador ligado ao Flamengo que mudou sua identificação recentemente foi Vinicius Júnior. Ou melhor, agora somente "Vini Jr". A alteração se deu no início da temporada europeia de 2020/21 e ocorreu por questões comerciais.

Vini Jr comemora gol do Real Madrid pela Liga dos Campeões na temporada 2020/21 - Getty Images - Getty Images
Vini Jr comemora gol do Real Madrid pela Liga dos Campeões na temporada 2020/21
Imagem: Getty Images

Com uma penetração cada vez maior do atleta no mercado asiático em função da legião de fãs que o Real Madrid tem na região, o estafe de Vini resolveu facilitar a vida de quem se comunica em uma língua bem diferente daquela onde o jovem foi batizado. Olhando especialmente para a China, o nome curto, agora com apenas duas sílabas, tinha uma pronúncia mais tranquila que a do "complicado" (para os orientais) Vinicius.

Há ainda uma alegação de que "Vini" gera uma intimidade maior do público com o fã. Em suas redes sociais, o jogador do Real deu sua versão oficial: "Todo mundo que é meu amigo me chama assim. Para os fãs se sentirem mais próximos de mim, começar a me chamar de Vini fica mais fácil para todo mundo", disse.

Ao contrário do atual artilheiro do Flamengo, Vini Jr, com suporte e estudo de especialistas da área, trocou também o nome de suas contas nas redes sociais. O "Vinicius" parece cada vez mais distante. Diferente de Gabriel, que mudou o nome da camisa como quem faz a barba ou muda seu penteado e as cores do cabelo, mas não quer se afastar do "Gabigol".