Topo

Renato aposta em novo 'jogo mental' e bola da vez no Grêmio é Jean Pyerre

Alexandre Schneider/Getty Images
Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/12/2020 04h00

Renato Gaúcho gosta de disputas antes de a bola começar a rolar, e o Grêmio de 2020 tem exemplos do chamado 'jogo mental', ou também conhecido como 'jogo psicológico'. O recurso foi usado às vésperas do sexto Gre-Nal da temporada e voltou agora, antes de duelo com o Santos, pelas quartas de final da Copa Libertadores, com a dúvida sobre a condição clínica de Jean Pyerre. O objetivo é criar dificuldade ou confusão no adversário na previsão do jogo.

O conceito se popularizou nos últimos anos, mesmo que a prática seja antiga. Fora do Brasil a expressão tem tradução literal, mind games, e um dos adeptos mais conhecidos é José Mourinho, atualmente treinador do Tottenham.

Em Porto Alegre, Renato gosta de frases de efeito em entrevistas coletivas e ao longo da atual temporada já indicou avanço na estratégia. A situação de Jean Pyerre é prato cheio para nova versão. Com o meia-atacante ausente das três partidas mais recentes, paira no ar a dúvida.

"Qualquer jogador pode jogar na quarta-feira", disse Renato no sábado.

Ontem (14), o Grêmio divulgou fotos somente de Victor Ferraz no penúltimo treino visando o segundo jogo do mata-mata com o Santos, que vale a vaga nas semifinais. E também não tem atualizado a situação de Jean Pyerre. Para botar em perspectiva as medidas recentes, é preciso voltar uns dias.

Contra o Vasco, primeiro jogo depois de Jean Pyerre sentir dores musculares na vitória sobre o Guaraní-PAR, Renato decidiu levar o meia-atacante para a partida diante dos cariocas. O jogador ficou no banco de reservas o tempo todo, mas não tinha condições de atuar. A ideia, contudo, era alimentar o cenário de retorno natural ao time na quarta-feira seguinte, primeiro duelo com o Santos pelas quartas de final.

Três dias depois, no mesmo estádio, Jean Pyerre sequer ficou no banco de reservas.

O Grêmio entende que conseguiu confundir o Santos, mesmo que em campo o time de Cuca tenha feito grande partida e anulado boa parte das jogadas planejadas por Renato Portaluppi.

O UOL Esporte mostrou que horas antes de um novo duelo com o Internacional o Grêmio fez algo diferente. Jogou, literalmente, com boato nas redes sociais sobre surto de Covid-19 no elenco. Padronizou anúncio de casos confirmados para horas antes de a bola rolar e deixou o rival perdido com relação ao eventual número de baixas.

Santos e Grêmio se enfrentam às 19h15 (horário de Brasília) de amanhã (16), na Vila Belmiro. Como houve empate em 1 a 1 no jogo de ida, o time de Cuca passa com placar sem gols. Em novo 1 a 1, pênaltis. Qualquer resultado igual a partir de dois gols dá Grêmio. Quem vencer, claro, fica com a vaga na próxima fase para enfrentar o ganhador do duelo argentino entre Racing e Boca Juniors.