Herói do Santos na Libertadores, Kaio Jorge supera gols de Neymar em 2011
De volta à semifinal da Copa Libertadores da América depois de oito anos, o Santos vê uma badalada linha de frente cada vez mais se afirmar como um trio. Se Marinho e Soteldo fazem a diferença há tempos, como ídolos da torcida e referências técnicas, o jovem Kaio Jorge também vem dando sua contribuição de forma consistente e em momentos importante. Os dois gols marcados no triunfo enfático sobre o Grêmio ontem (16) só acrescentaram à lista.
O garoto de 18 anos agora soma cinco gols em em nove partidas pela Libertadores. Como referência, neste estágio do torneio, os números do centroavante superam os de Neymar na campanha do tricampeonato continental, em 2011.
Na ocasião, o emergente craque tinha marcado quatro gols até a classificação para a semifinal diante do Once Caldas-COL no Pacaembu. Ele ainda marcaria mais uma vez contra o Cerro Porteño e outra na final diante do Peñarol para terminar o torneio como vice-artilheiro, campeão e eleito o melhor jogador.
"Em 2011 eu estava vendo o Neymar jogar na TV, e agora estou aqui fazendo gol", lembrou Kaio Jorge, que tinha 9 anos de idade quando o Santos conquistava o tri da Libertadores.
Com 18 anos de idade, um a menos que Neymar em 2011, Kaio Jorge tem usado seu oportunismo para ser determinante na trajetória do Santos. Contra o Grêmio, ele já havia feito o gol no empate por 1 a 1 no jogo de ida, em Porto Alegre. Ontem, fez o quinto mais rápido da história da Libertadores.
Antes disso, Kaio Jorge já havia deixado sua marca na vitória por 3 a 2 sobre o Olimpia, em Assunção, e no triunfo por 2 a 1 sobre o Defensa y Justicia, na Argentina, em jogo que marcou a estreia santista na competição. Também contribuíram para a artilharia santista Marinho (4), Laércio, Soteldo, Carlos Sanchez, Lucas Veríssimo, Marcos Leonardo, Jean Mota, Lucas Braga e Jobson.
Para confirmar o tamanho da façanha de Kaio Jorge na Libertadores, o faro de goleador dele não está tão apurado no Campeonato Brasileiro. O atacante marcou apenas dois dos 37 gols da equipe de Cuca na competição. Eles saíram nas vitórias sobre o Coritiba por 2 a 1 e sobre o Internacional por 2 a 0.
Kaio Jorge chegou ao Santos em 2013. Após ser descartado em um teste no São Paulo, ele tentou nova sorte e contou com o sacrifício de seus pais, que tiveram de vender alguns bens para bancar passagem de avião e hospedagem -eles viviam em Pernambuco. O fato foi, inclusive, lembrado pelo centroavante após o triunfo sobre o Grêmio. "Quero agradecer a meu pai, minha mãe, pois eles tiveram que vender tudo no começo para eu estar aqui hoje."
De lá para cá, Kaio Jorge ainda conquistou alguns feitos, como igualar Neymar como o mais jovem jogador do Santos a fazer gol na Copa São Paulo de juniores. No ano passado, o centroavante também foi peça fundamental na conquista do título do Brasil no Mundial sub-17. Ele teve a companhia do volante Sandry, que ontem atuou ao seu lado diante do Grêmio.
Agora, ele tem a missão de levar o Santos à quinta final de Libertadores em sua história. O time de Vila Belmiro é o segundo maior do Brasil em semifinais: nove (campeão 1962, 63 e 2011, vice-campeão em 2003 e semifinalista em 1964, 65, 2007, 2012 e 2020). O próximo adversário do Peixe vai sair do confronto argentino entre Racing e Boca Juniors.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.