Topo

São Paulo

Olten Ayres avalia início no Conselho e prevê pautas sobre futebol do SPFC

Olten Ayres de Abreu Júnior foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo - Divulgação
Olten Ayres de Abreu Júnior foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo Imagem: Divulgação

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

17/12/2020 04h00

Eleito mandatário do Conselho Deliberativo do São Paulo, no último sábado (12), Olten Ayres de Abreu Júnior presidirá a sua primeira reunião à frente do grupo hoje (17). O primeiro encontro terá duas pautas relevantes: o orçamento do clube para 2021 e a validação da ata do pleito que também elegeu Julio Casares como presidente do clube.

O primeiro ato de sua gestão é transmitir o encontro ao vivo para torcedores, associados e imprensa. A intenção é aproximar o são-paulino do cotidiano do que acontece no cotidiano do Morumbi.

"A transmissão das reuniões é por uma questão de transparência. É uma das nossas propostas de campanha para que a comunidade tricolor, os torcedores e os associados tenham conhecimento dos assuntos que estão sendo tratados no Conselho Deliberativo. É um dos itens, um dos fatores de aproximação do Conselho com a comunidade são-paulina", disse Oltern Ayres Abreu Júnior ao UOL Esporte.

Elias Barquete Albarello, diretor-executivo financeiro do São Paulo, deve apresentar o orçamento ao lado dos membros do Conselho de Administração. A intenção é que ele mostre os números previstos para 2021 — arrecadação, despesas e possível faturamento com venda de atletas.

"Na realidade, eu não gostaria de me pronunciar sobre o orçamento, porque ele será debatido no Conselho e será sacramentado como orçamento só após a sua aprovação. Como condutor dos trabalhos que deverão discutir o orçamento, aprová-lo ou não, não gostaria de me pronunciar sobre orçamento, de forma que eu me mantenha isento dentro do processo", declarou Olten Ayres.

"Não é a única pauta, há também como pauta a discussão da aprovação da ata do dia 12 [de dezembro, data da eleição presidencial do São Paulo]. Mas a pauta principal é o orçamento. Existem pautas que são apenas para cumprir questões burocráticas, mas a pauta principal é o orçamento. Deverá haver uma apresentação da área financeira do São Paulo, da controladoria para ser mais específico. Será aberta a palavra aos conselheiros que se inscreveram. Uma vez finalizado o debate, deverá ser votado o orçamento", acrescentou.

Uma de suas promessas é que o Conselho Deliberativo tenha uma reunião sobre futebol a cada dois meses, o que o dirigente acredita que será fundamental para aproximação do torcedor com o grupo.

"Eu acho que existe um ponto que o torcedor estará muito interessado, porque faremos entre 10 e 12 reuniões anuais. A cada reunião mensal, o mês seguinte será sobre o tema futebol. Isso também será transmitido ao vivo. Então, provavelmente, no mês de fevereiro teremos a primeira reunião sobre futebol, que é a grande motivação do torcedor do São Paulo. Isso será acompanhado ao vivo pelo torcedor e pelo associado", comentou Olten.

Confira, abaixo, outros trechos da entrevista de Olten Ayres de Abreu Júnior ao UOL Esporte:

Função do Conselho Deliberativo: "A principal função do Conselho é representar a comunidade dentro da administração. O São Paulo sendo um time de futebol, essa representação se dá da maneira máxima nas questões do futebol. O Conselho participa recebendo e questionando pontos que estão em andamento dentro da administração do futebol, qualquer tipo de informação. O Conselho vai debater sobre a forma como esses casos foram levados à solução, apresentar alternativas, críticas ou sugestões para que seja mudada a forma do processo. Todos os conselheiros participam de maneira intensa desse amplo debate".

Atribuições da mesa-diretora do Conselho Deliberativo: "Nós pretendemos estabelecer atribuições específicas com os membros da mesa. O segundo secretário, Milton Neves Junior, deverá exercer questões das avaliações das atas, dos editais, as convocações e toda a parte estatutária e regimental do Conselho Deliberativo. O primeiro secretário, o João Farias, vai cuidar dos temas administrativos do Conselho, tais como toda a organização e método, procedimentos de solenidade e, principalmente, hoje, da digitalização do Conselho. Pretendemos estabelecer um aplicativo para o Conselho, fazer todos os protocolos por via digital. Pretendemos uma administração digitalizada, acelerar e melhorar a situação no Conselho do São Paulo. O vice-presidente tem como principal função substituir o presidente do Conselho em sua ausência. Neste caso específico, ele vai nos auxiliar nas relações institucionais. Pretendemos dar ao vice-presidente do Conselho a função de se relacionar com instituições relativas ao Conselho, tais como agremiações irmãs e também com as instituições de controle, como confederações e federações".

Atuação do Conselho Deliberativo no futebol e na área social: "Ele versa sobre todas as áreas do clube, quer da parte social ou do futebol. Na parte social, ele vai receber sugestões e vai ter um canal para que o associado possa se comunicar com um conselheiro que tenha confiança para resolver seus temas. Nós vamos abrir uma linha também digital, para que o associado possa ter contato direto com um conselheiro que ele tem confiança para que temas sejam abordados e resolvidos pelo Conselho".

São Paulo