Topo

Outro patamar: Méndez se garante no Corinthians em 2021 e 'ameaça' Jemerson

Bruno Méndez foi um dos destaques do Corinthians na vitória contra o São Paulo - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Bruno Méndez foi um dos destaques do Corinthians na vitória contra o São Paulo Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/12/2020 04h00

O zagueiro Bruno Méndez mudou de patamar no Corinthians após os últimos três jogos em que atuou. O uruguaio, pouco utilizado até então e considerado como negociável, praticamente garantiu o seu lugar no elenco para a temporada 2021. Além disso, Méndez pressiona Jemerson, principal reforço do alvinegro paulista para a zaga nesta temporada.

Há corintiano que diga internamente e externamente que Bruno Méndez deve ser mantido na zaga ao lado de Gil. Vale ressaltar que Jemerson, revelado pelo Atlético-MG e que estava no Monaco, chegou com status de titular, mas não joga desde janeiro, pois estava encostado no time francês.

Bruno Méndez foi um dos destaques do Corinthians, principalmente na vitória sobre o São Paulo por 1 a 0, na Neo Química Arena, no último fim de semana, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O uruguaio anulou Luciano e companhia, chamando a atenção por antecipações e roubadas de bola.

Nos últimos três jogos, segundo o Sofascore, Bruno Méndez evoluiu em tudo. O zagueiro soma 17 cortes, média de 5,6 por jogo. O número é elevado, levando em conta que o líder nesse quesito no Brasileiro, o zagueiro Sabino (Coritiba) tem média de 5,9 por jogo. Gil, seu companheiro de zaga no Corinthians, é o terceiro de todo o campeonato, com 119 cortes, média de 4,9.

Em duelos aéreos, Méndez ganhou quase todos nesses três jogos de superação com a camisa do Timão. Ele venceu 12 das 14 disputas pelo alto. Vale ressaltar que o uruguaio era bastante questionado sobre sua estatura (1,84 m) pelos ex-treinadores do Corinthians internamente. Nos três jogos em que disputou, se destacou muito mais pelo alto.

Em duelos pelo chão, por exemplo, só ganhou três em nove disputas, além de mais três interceptações de jogadas.

Bruno Méndez também evolui a cada jogo em precisão de passes. O uruguaio começou com cinco acertos em 11 tentativas contra o Grêmio (45%), subiu para para 33 acertos de 42 (79%) diante do Coritiba e conseguiu 17 acertos de 21 (81%) no duelo com o São Paulo.

Bruno Méndez, aliás, arrisca também lançamentos. Em bolas longas, o zagueiro acertou cinco de 13 tentativas. Com esse desempenho, se o uruguaio não ficar com a vaga de Jemerson, ao menos deve estar garantido na reformulação do elenco em 2021.