Contusão de Victor Cantillo prejudica time ideal de Mancini no Corinthians
O técnico Vagner Mancini fica mais perto a cada jogo do time ideal do Corinthians. No entanto, a ausência de Victor Cantillo, vetado por 15 dias por conta de um estiramento muscular do adutor da coxa direita, prejudica o treinador em busca da estratégia de jogo que considera perfeita no alvinegro paulista.
O volante colombiano deixa o time mais vertical, com passes para frente e, principalmente, com lançamentos longos para o campo de ataque. O gol da vitória no clássico contra o São Paulo, no último domingo (13), quando o camisa 8 lançou Otero para abrir o placar, resume bem o seu estilo de jogo.
Vale ressaltar que Cantillo é um jogador de características únicas no meio-campo corintiano. Os concorrentes da posição — Xavier, Camacho, Ederson e Roni — são mais marcadores, mais fortes fisicamente e até velozes, mas nenhum deles possui a técnica do colombiano para "enfiar" bolas ao ataque.
Aliás, Vagner Mancini corrigiu o excesso de passes laterais e falta de velocidade da equipe, um grande defeito do time, deixado pelo ex-técnico do Alvinegro, Tiago Nunes. Segundo apurou o UOL Esporte na época, o treinador tinha obsessão por treinos de trocas de passes, no CT Joaquim Grava, estratégia que deixava o time menos vertical, lento e pouco ofensivo.
No esquema de Mancini, o Corinthians marca pressão por mais tempo e aposta bastante na velocidade. A saída de bola ficou mais rápida e objetiva, com passes verticais. É nesse contexto que Cantillo se encaixa perfeitamente.
O jogador não tem o estilo dos ex-volantes de sucesso do clube, casos de Elias, Paulinho, Maycon, entre outros. Isso porque ele não tem velocidade e força física para chegar na área adversária. Entretanto, Cantillo se destaca pelos passes e lançamentos certeiros ao campo de ataque.
O colombiano costuma "descobrir" os atacantes e laterais em condições de gol dentro da área com constância. Aliás, Cantillo iniciou a temporada com essa virtude, mas passou a tocar mais de lado sob o comando de Tiago Nunes após a parada do futebol por conta da pandemia da Covid-19.
Vagner Mancini tem apostado em atacantes mais rápidos na frente, como Léo Natel e Davó, mas precisa de Cantillo para aproveitar a velocidade dos companheiros. Vale ressaltar que o treinador gosta de explorar a transição, mais um fator que necessita dos lançamentos do colombiano.
Cantillo só volta ao Corinthians em 2021, já que o Corinthians divulgou 15 dias, no mínimo, para a recuperação. Com isso, o volante é desfalque certo contra Goiás, segunda-feira (21), e Botafogo.(27).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.