Santos planeja convidar garoto de 11 anos alvo de ato racista para teste
O Santos planeja uma ação com o garoto de 11 anos que foi vítima de racismo durante um jogo em Goiás. O time paulista vai enviar produtos oficiais do clube e convidou o menino para um teste em janeiro do ano que vem. A informação foi publicada originalmente pelo GE e confirmada pelo UOL.
Além de receber os produtos do Santos, Luiz Santiago deve receber outra surpresa do time paulista. O UOL apurou que o atacante Marinho deve gravar um vídeo e enviar ao garoto.
Luiz Santiago viralizou nas redes sociais ao aparecer chorando em razão de um ato de racismo do técnico rival em um jogo pelo time sub-11 do Uberlândia Academy.
"O cara falava assim toda hora: "Fecha o preto, fecha o preto aí, ó! Aí eu aguardei para falar no final com os pais. Falou um 'tantão' de vezes", disse o menino.
Para o UOL, o técnico Lázaro Caiana de Oliveira, 34, negou as ofensas raciais. "Não falamos nada, quem nos xingou foi o técnico do time [Adriano Santos], que ofendeu membros da comissão técnica, me xingou de preto safado. Ele que falou que se a gente fosse em Uberlândia iria morrer. Pode ser que o menino tenha escutado outra coisa", disse.
A Polícia Militar foi chamada e, no local, Oliveira negou as ofensas. Ali mesmo foi feito um boletim de ocorrência no qual consta que as "partes entraram em acordo e encerraram de maneira pacífica".
Desde ontem, a organização da Caldas Cup já divulgou três notas nas redes sociais. Na primeira, a entidade afirmou que repudia "qualquer atitude racista ou discriminatória ocorrida dentro ou fora do evento", que não pactua com isso e que "estará sempre presente para que os fatos sejam apurados pelas autoridades competentes para que a diferença de cor seja só na camisa".
Na segunda nota, a organização informou que suspendeu provisoriamente o técnico até que as denúncias sejam esclarecidas. Já na manifestação de hoje, a entidade reforça que Oliveira não faz parte da organização do Caldas Cup, mas que é membro de uma equipe participante do torneio.
Após o caso vir à tona, dois jogadores gravaram vídeos de apoio a Luiz: Neymar Jr e Gabriel Jesus. "Vi que passou por uma situação chata, triste. Infelizmente a gente anda passando por tipo de coisa que não cabe mais. Quero desejar força, muita luz, espero que não desista do que ama em fazer. Pega isso e transforme em força", disse Neymar.
Já Gabriel Jesus disse para ele não dar importância para o que aconteceu. "Não ligue para essas pessoas."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.