Quais os 'mandamentos' de Abel Ferreira que fizeram o Palmeiras decolar
A evolução do Palmeiras sob o comando de Abel Ferreira é nítida do ponto de vista técnico e tático. Os trabalhos para a arrancada, porém, não ficam apenas na parte do campo e bola. Há alguns 'mandamentos' do português para o dia a dia que fizeram do Verdão a única equipe do país ainda disputando três competições — Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.
Hoje (19), às 21h, o Palmeiras joga o torneio em que precisa remar mais por um título: o Brasileiro. Na quarta posição, faz confronto direto com o Internacional, no Beira-Rio — enquanto o Verdão é o quarto colocado com 41 pontos, a 12 do líder São Paulo, mas com dois jogos a menos, o Colorado também tem 41 e uma partida a mais que o rival desta noite.
É pelo discurso (e trabalho) do chefe que os atletas do Palmeiras jogam com a confiança de que será possível manter a disputa pelas três taças. Veja abaixo quais são estes pontos para fortalecer a mentalidade do vestiário na Academia de Futebol.
Jogo coletivo
"A força de uma equipe está no jogo coletivo". Abel Ferreira repete esta frase aos atletas para deixar claro que é necessária uma união para se pensar em bons resultados. Os jogadores antes das partidas têm usado o mantra e falam em voz alta da importância de se ajudar no jogo.
Este lado mental conta com apoio do trabalho em campo, já que Abel e sua comissão técnica dão treinos para preparar da mesma forma os titulares e reservas. Como resultado, a equipe tem sido frequentemente mexida, mas os resultados continuam aparecendo.
Não temer, mas respeitas adversários
"Entramos para ganhar todos os jogos". Seja desfalcado por cartões, lesões, em meio ao surto da Covid-19, Abel Ferreira repete, independente do adversário: o Palmeiras vai jogar pensando em vencer. Para ele, seus jogadores devem respeitar os rivais, mas jamais temê-los.
A postura sugerida pelo treinador tem tornado a equipe mais ofensiva, buscando o gol mesmo quando está em vantagem. No Allianz Parque, por exemplo, a média é de três gols por partida sob o comando de Abel Ferreira.
Seja sua melhor versão
O técnico pede que seus jogadores sejam sempre a melhor versão de si a cada atividade, a cada jogo. Trabalhando desta forma, o português entende que será mais fácil elevar o jogo coletivo e conseguir bons resultados.
Esta é uma das partes mais trabalhadas por ele, que dá importâncias parecidas à preparação tática, física e emocional/mental. É este o motivo, inclusive, que o técnico encerra as conversas no vestiário com o grito de "Avanti, Palestra!". Com um discurso intenso e motivacional minutos antes de entrar em campo, Abel entende que passa uma mensagem de luta e entrega aos jogadores.
Mente aberta, coração quente
A rotina no Palmeiras é basicamente a seguinte: jogo, recuperação, preparação para jogo e novamente jogo. Ou seja, o período de trabalho no campo é reduzido; portanto imagens, vídeos e conversas têm parte importante na reorganização do time. Até no vestiário pré-jogo, a comissão técnica apresenta fotos de jogadas de bola parada e posicionamentos específicos no confronto.
Para Abel Ferreira, o elenco mostrou ter "mente aberta e coração quente" para aceitar as indicações e executá-las com sucesso, mesmo tendo pouco tempo de treino.
"Falamos a mesma língua para todos, eles sabem o que tem de fazer, possuem liberdade para decidir dentro de campo. Damos algumas pistas, mas quem faz a diferença são os jogadores, eles são os protagonistas. Quando se tem mente aberta e coração quente, vontade de aprender, é muito mais fácil explicar aquilo que você quer", justificou.
Memória 24h
Os jogadores do Palmeiras vão comemorar um bom resultado no Beira-Rio ou lamentar um tropeço apenas até amanhã à noite. Na segunda, o trabalho precisa recomeçar do zero. É a ideia que o técnico tem de que após 24h o resultado obtido precisa ficar para trás, assim como possíveis elogios ou críticas exageradas de redes sociais.
"Não vamos ganhar sempre, mas vamos fazer de tudo para ganhar. Os jogadores estão comprometidos em dar orgulho em campo. Temos de manter a disciplina, o trabalho em equipe. Sei que eles gostam de ler redes sociais e eu os avisei: os que elogiam agora, vão criticar depois. Temos de nos manter equilibrados, com a regra das 24h para chorar ou seguir. Depois, seguimos o trabalho", encerrou.
FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL x PALMEIRAS
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 19 de dezembro de 2020, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior (ambos do DF)
VAR: Wagner Reway (PB)
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Heitor, Moledo, Cuesta e Moisés; Rodrigo Lindoso, Edenilson, Praxedes, Marcos Guilherme (Yuri Alberto) e Patrick; Thiago Galhardo. Técnico: Abel Braga
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Danilo, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Gabriel Veron e Willian. Técnico: Abel Ferreira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.