De olho no SPFC, Grêmio mira trabalho mental e corrigir "excesso de toques"
O Grêmio quer virar a página rapidamente. Depois de empatar ontem (19) com o Sport, o time de Renato Gaúcho já volta sua atenção toda para o jogo de ida da fase semifinal da Copa do Brasil, quarta-feira, contra o São Paulo.
Os efeitos do acúmulo de jogos serão atacados imediatamente. Seja o desgaste mental pela sequência decisiva ou mesmo os reflexos da queda para o Santos na Libertadores, tudo fará parte do "trabalho mental" proposto por Renato Gaúcho.
"A parte psicológica é muito bem trabalhada. Os jogadores estão tristes pela eliminação da Libertadores, mas eu sei trabalhar a cabeça deles. Eles têm responsabilidade, são inteligentes, sabem que jogam em um grande clube e todos nós somos cobrados. Este papo nós temos. Conversei com eles no vestiário depois do jogo contra o Santos, conversamos novamente no hotel (concentração), isso tudo faz parte", afirmou Portaluppi.
"O Grêmio não ganhará todos os títulos ou todas as partidas. São quatro jogos que não ganhamos, mas daqui a pouco vamos voltar a vencer. Ficamos muitos jogos invictos também, estamos bem no Brasileiro, saímos da Libertadores, mas temos a Copa do Brasil. A cabeça deles está tranquila", completou.
O trabalho do técnico não será apenas durante conversas com grupo, mas em campo. O jogo contra o Sport mostrou uma falha que Portaluppi quer corrigir há algum tempo: o excesso de toques na bola.
Segundo o técnico, nem sempre é necessário trocar muitos passes até concluir a jogada. É necessário entender quando acelerar o lance ou retardar a conclusão.
"Eu já falei com eles [jogadores]. Em muitas jogadas não é necessário dar 10 toques na bola ou 12 até chegar na área do adversário. Em quatro ou três passes podemos explorar a velocidade dos nossos atacantes. Às vezes procuramos o companheiro do lado ou para trás mais do que na frente. O mais belo exemplo disso é o gol que tomamos hoje. Em três ou quatro toques rápidos o adversário chegou ao nosso gol. É este tempo que temos que corrigir, o momento de tocar a bola ou alongar a jogada procurando o espaço vazio", acrescentou Renato.
O Tricolor encara o São Paulo quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.