Topo

Menino recebe "onda de carinho" após acusar racismo em jogo de futebol

Do UOL, em São Paulo

20/12/2020 04h00

O caso de Luiz Eduardo Bertoldo, 11 anos, que afirmou ter sido alvo de um ato racista durante um jogo em Goiás, comoveu o mundo do futebol. O menino recebeu depoimentos de craques, presentes e até convites para testes em grandes clubes.

Após um jogo em Caldas Novas pelo Uberlândia Academy, Luiz Eduardo afirmou que o treinador do time adversário, Lázaro Caiana de Oliveira, falou várias vezes durante a partida: "Fecha o preto", referindo-se a ele. O técnico nega as acusações.

Mensagens de Neymar e Jesus

Neymar foi um dos astros que mandaram mensagens de apoio ao garoto. "Força, transforme ela em treino e dedicação", disse o astro do PSG, em vídeo gravado no Instagram e compartilhado pelo próprio Luiz Eduardo.

Gabriel Jesus foi outro que enviou um recado a Luiz. "Não ligue para o que os outros falam. Siga em frente, forte, por mais difícil que seja", disse o atacante do Manchester City (veja as mensagens completas no vídeo acima).

Santos, Fluminense e Vasco propõem testes

Luiz Eduardo com camisa do Santos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Luiz Eduardo ganhou camisa do Santos
Imagem: Reprodução/Instagram

Os clubes do futebol brasileiro também se mobilizaram após o ocorrido com Luiz Eduardo. O Santos convidou o garoto para um teste em janeiro do ano que vem, e também deu a ele uma camisa do clube.

Fluminense e Vasco são outros clubes que estudam uma forma de viabilizar um teste para Luiz Eduardo. Segundo o UOL Esporte apurou, os times cariocas demonstraram interesse e querem articular uma oportunidade ao garoto.