Abel sofre com desfalques, e Palmeiras inicia semifinais sem poupar base
Quando Weverton dividiu uma bola e caiu com dores no gramado do Beira-Rio, no sábado, na derrota para o Internacional, muitos torcedores do Palmeiras podem ter ficado preocupados. O goleiro se levantou, seguiu na partida da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro e não preocupa, mas simboliza um problema recente no clube, que chega às semifinais da Copa do Brasil sem conseguir poupar sua base titular.
Além do camisa 21, Luan e Gustavo Gómez enfrentaram o Inter no sábado. O paraguaio atuou os 90 minutos mesmo depois de sofrer um choque forte de cabeça na vitória sobre o Libertad, pela Libertadores - ele usou uma touca para proteger a região. Somam-se a eles Gustavo Scarpa, Gabriel Menino e Raphael Veiga, nomes da base titular do time que "não conseguem descansar". A exceção foi Rony, que nem viajou para o Rio Grande do Sul para ser poupado.
O drama atual começou com o surto de Covid-19, que afastou 19 jogadores e obrigou o Alviverde a improvisar para seguir disputando todos os compromissos de Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores.
O surto, aliás, deixou alguns problemas ao time. Zé Rafael, por exemplo, jogou no limite quando o Alviverde "juntava os cacos" para conseguir entrar em campo e ainda sofre com o tornozelo lesionado. O próprio Abel Ferreira admitiu que tinha parcela de culpa na queda de rendimento do meio-campista.
Atropelado pelo novo coronavírus e pelo calendário, o Palmeiras segue com desfalques importantes para a primeira semifinal contra o América-MG, o que também dificulta Abel Ferreira a fazer qualquer tipo de rodízio.
A equipe não tem Felipe Melo (cirurgia no tornozelo), Wesley e Luan Silva (ambos com cirurgia no joelho). Já Alan Empereur, Patrick de Paula e Luiz Adriano estão em transição entre a parte física e técnica e são dúvidas para a partida contra o Coelho.
Todos esses problemas fizeram a equipe sofrer no sábado, no Beira-Rio. A partida foi mais uma em que Abel Ferreira sequer conseguiu completar o banco de reservas depois dos casos de Covid-19.
Sem Rony, único poupado, Breno Lopes foi a opção de velocidade para o segundo tempo do duelo contra o Inter. Ele substituiu Raphael Veiga. Gabriel Silva também foi utilizado, entrando na vaga de Lucas Lima.
A situação fez o técnico afirmar que o Palmeiras sofre por ter um elenco enxuto.
"Aqui o problema não é das competições. O problema é de um elenco extremamente reduzido. Nós temos um elenco extremamente reduzido. Um bom elenco, uma boa equipe. Já falei várias vezes que nós temos tido dores de cabeça para compor nosso meio-campo em função das ausências", disse Abel, depois da derrota em Porto Alegre.
Ainda que não peça reforços, pelo menos por enquanto, a tendência é que Abel Ferreira siga utilizando o que tem de força máxima a cada compromisso, ainda que o Brasileirão esteja cada vez mais distante para o Palmeiras. A começar pelo compromisso de quarta-feira, no Allianz Parque, às 21h30, contra o América-MG.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.