Topo

Grêmio

Defesa do Grêmio vive instabilidade antes de prova de fogo contra São Paulo

Geromel e Kannemann jogaram juntos apenas 16 vezes na temporada até agora - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Geromel e Kannemann jogaram juntos apenas 16 vezes na temporada até agora Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/12/2020 04h00

O rendimento do Grêmio se solidificou nos últimos anos apoiado numa fortaleza defensiva que atende por Kannemann e Geromel. A dupla titular, no entanto, sofre com falta de sequência e vive instabilidade antes da prova de fogo contra o São Paulo que se avizinha na semifinal da Copa do Brasil. O jogo de ida está marcado para amanhã (23), às 21h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio.

Pilares da série de conquistas da equipe nos últimos anos, a dupla de zaga só atuou junta 16 vezes ao longo da temporada, principalmente graças aos problemas físicos que tiraram Kannemann de várias partidas. O primeiro jogo ocorreu apenas em julho. O mês de maior aproveitamento dos dois titulares na zaga foi agosto, com seis partidas. Por outro lado, o par só foi formado uma vez em novembro e, até agora, duas vezes em dezembro.

Com Kannemann e Geromel em campo foram seis vitórias, oito empates e duas derrotas em 2020. O Grêmio sofreu 13 gols. Isoladamente, o argentino disputou 23 partidas e o colega fez 30. Para o jogo de ida contra o São Paulo, Geromel está confirmado, mas Kannemann é dúvida. O jogador passará por avaliação médica e terá uma conversa com a comissão técnica para saber se poderá ou não iniciar o duelo de amanhã.

"Se o treinador não põe para jogar, ele sabe o que está fazendo. Não vou chegar aqui e falar a razão por que o Kannemann saiu ou não jogou. O Kannemann é um dos líderes do time, nosso capitão algumas vezes, uma pessoa que admiro bastante e um dos que mais brinco no dia a dia. Eu tenho meus motivos quando ele sai do time ou não começa os jogos, mas faço isso com os jogadores e é isso que importa. Eu sei o que estou fazendo", disse o técnico Renato Portaluppi, explicando a ausência na derrota para o Santos, que culminou na eliminação na Libertadores.

Caso Kannemann não jogue, o mais cotado para atuar ao lado de Geromel é Rodrigues. Paulo Miranda voltou de lesão e também está disponível. David Braz alegou dores musculares na última semana e não deve atuar.

Grêmio