Topo

Palmeiras

Palmeiras vê índice de lesões cair após instalação de gramado artificial

Allianz Parque, o estádio do Palmeiras, substituiu a grama natural pela sintética no começo de 2020 - Divulgação/Allianz Parque
Allianz Parque, o estádio do Palmeiras, substituiu a grama natural pela sintética no começo de 2020 Imagem: Divulgação/Allianz Parque

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

22/12/2020 09h00

O gramado do Allianz Parque se tornou um aliado do Palmeiras na prevenção de lesões em 2020. O clube só viu um problema clínico acontecer durante um jogo ocorrido em seu estádio desde que foi instalada a grama sintética pela Soccer Grass, em fevereiro deste ano. Wesley sofreu uma torção no joelho esquerdo e se recupera de cirurgia para correção do menisco.

O gramado é visto nos bastidores como preponderante para o baixo índice de problemas clínicos na Academia de Futebol. E a melhora no aproveitamento do departamento médico é celebrada até pela empresa que se responsabilizou pela instalação do gramado.

Diretor-executivo da Soccer Grass, companhia que instalou e faz manutenção do gramado no local, Alessandro Oliveira aponta o gramado artificial como fator preponderante para a prevenção de lesões.

"Tem custo que você não consegue mensurar. Um é o das lesões dos jogadores. Não vou dizer que não há lesão no gramado sintético, mas por causa de buraco, aquele tipo de torção mais leve, você não vai ver. O Neymar teve uma lesão depois de um jogo em Brasília, no Mané Garrincha. Se você pegar a foto do gramado, estava horrível, estava jogando uma seleção. Cada tufo na grama, é um buraquinho no gramado. Se você pegar o vídeo, assista ao jogo no momento da lesão, ele tenta firmar o pé e não acha o chão direito. Naquela virada a mais que ele dá no buraquinho, ele torce o pé", disse ao UOL Esporte.

A lembrança de Alessandro Oliveira é sobre um jogo amistoso da seleção brasileira contra o Qatar em que Neymar se lesionou e ficou fora da Copa América 2019. Ele crê que gramados sintéticos impedem esse tipo de problema.

"Às vezes, você vê que, por melhor que seja o gramado, ele já vai estar afetado. A grama natural não tem resistência para suportar a tração de uma chuteira com trava. Qualquer jogada mais forte vai causar um buraco. É normal da grama natural. Na grama sintética, isso não acontece, porque ela é resistente a isso. Você vai pegar a qualidade da grama sintética, o padrão será o mesmo do primeiro minuto aos 45 do segundo tempo. Quanto custa um jogador fora do campo porque torceu o pé? No Allianz Parque, isso não acontece", declarou.

"Se você puxar as lesões, não tem nada. A planicidade é muito mais segura no gramado do Allianz Parque. A gente vê gramado que os jogadores vão jogar e é uma colcha de retalho, porque são vários tipos de grama. A bola não vai rolar igual. A segurança e a fidelidade da grama sintética são muito grandes. A Fifa vem ao Brasil sempre para avaliar o Allianz Parque. Estamos trazendo o pessoal da Fifa para retestar o Allianz Parque", acrescentou.

Palmeiras