Topo

Vasco

Leven recua sobre decisão do TJ-RJ em eleição do Vasco: "Não desistirei"

Leven Siano, da chapa "Somamos" - Divulgação / Chapa Somamos
Leven Siano, da chapa "Somamos" Imagem: Divulgação / Chapa Somamos

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

24/12/2020 19h42

Após dizer que aceitava a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que apontou Jorge Salgado como presidente do Vasco, Leven Siano, da chapa "Somamos", recuou e indicou que há a possibilidade de recorrer do veredito.

Em mensagem publicada em rede social nesta véspera de Natal, o advogado declara que, "depois de muito refletir, não desistirei" do Cruz-Maltino. Ainda no texto, Leven afirma não reconhecer Salgado, da "Mais Vasco", como mandatário do clube, assim como a eleição realizada no dia 14 do mês passado.

No último dia 17, a Primeira Câmara Cível do TJ-RJ decidiu, por dois votos a um, negar os recursos de Leven Siano e do presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro. Com isso, a eleição on-line do dia 14 de novembro passou a valer e, deste modo, Jorge Salgado foi considerado judicialmente o novo presidente do clube.

Pouco depois da decisão, Leven veio a público e apontou que acatava o resultado, ressaltando que o Vasco não merecia "mais indefinições". À época, ele ainda pediu aos torcedores que compreendessem a decisão de "pôr um ponto final nisso".

"Sou uma pessoa de palavra, portanto acato o resultado como eu mesmo propus. O Vasco não merece mais indefinição. Que os torcedores compreendam que a decisão de pôr um ponto final nisso é definitiva e é pelo Vasco. Além disso, descabe recurso para o tribunal superior por decisões em tutela antecipada, de forma que recorrer apenas alimentaria a esperança do torcedor, sem que houvesse uma chance real de reversão. Isso apenas causaria tumulto e mais frustração e meu objetivo foi sempre dar alegria ao torcedor, de forma que eu não vou alimentar esperanças não realizáveis", disse, na ocasião.

O julgamento do TJ-RJ prometia ser o último capítulo da batalha judicial que se tornou a escolha do novo presidente. Houve duas eleições, uma no dia 7, de forma presencial, em São Januário, e uma no dia 14, de maneira híbrida, on-line e presencialmente no Calabouço. A primeira apontou Leven Siano com mais votos, e a segunda indicou Jorge Salgado como vencedor.

O pleito do dia 7 aconteceu após uma decisão do desembargador Camilo Ribeiro Ruliére, na noite anterior. No dia seguinte, porém, com a eleição em andamento, uma movimentação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu o evento.

Diante da decisão judicial e em meio a idas e vindas sobre a continuidade da votação, as chapas "No Rumo Certo", de Alexandre Campello, "Mais Vasco", de Jorge Salgado, e "Sempre Vasco", de Julio Brant, se retiraram do pleito. "Somamos" e "Aqui é Vasco", de Sergio Frias, permaneceram e realizaram a apuração, que apontou Leven Siano com mais votos.

No dia 14, houve outra eleição, entre "Mais Vasco" e "Sempre Vasco". Leven Siano afirmou que não iria corroborar com tal movimento e retirou a chapa da corrida eleitoral, tendo o apoio de Sérgio Frias. Alexandre Campello foi outro a retirar candidatura. Jorge Salgado foi apontado como vencedor.

Veja mensagem de Leven Siano na íntegra:

"Queridos Vascaínos uma Noite Abençoada para todos. Depois de muito refletir declaro que não desistirei de vocês nem do Vasco. Vocês merecem que eu esteja sempre lutando por um clube melhor e campeão, especialmente as crianças e jovens que não tiveram a oportunidade de vivenciar títulos.

No mais tenho a dizer:

1-Não reconheço Jorge Salgado como Presidente do clube, mas como usurpador;
2- Não reconheço a enquete do Mussa do dia 14, repleta de irregularidades, como uma eleição, imagine como eleição válida;
3- Duvido que você Jorge Salgado vença qualquer eleição que eu participe, mesmo com todas as armações de que você mesmo já foi vítima e se tornou algoz.

No mais um Feliz Natal Família Vascaina. Não abaixem a guarda. O clube é nosso e não de meia dúzia de "investidores" que são considerados prioridade em detrimento ao salário de quem trabalha.

Em breve estaremos juntos em uma Live em nosso canal e lá tudo esclareceremos e faremos tremer o solo".

Vasco