Topo

Brasileirão - 2020

Santos volta atenção ao Brasileiro para não perder Liberta-2021 de vista

Marinho durante o último treino antes de partida do Santos contra o Ceará - Ivan Storti/Santos FC/Divulgação
Marinho durante o último treino antes de partida do Santos contra o Ceará Imagem: Ivan Storti/Santos FC/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/12/2020 04h00

O Santos enfrenta o Ceará na Vila Belmiro neste domingo, às 18h15, buscando vencer em casa, encerrar uma sequência ruim de duas derrotas consecutivas e voltar para o G-6 do Brasileirão. Para isso, Cuca deve entrar em campo com o que tem de melhor disponível.

Ainda vivo, o Santos tem a Libertadores como a grande possibilidade de conquista na temporada, além de garantir uma vaga direta na competição ano que vem. Apesar disso, o Peixe neste domingo volta a entrar em campo com força máxima pelo Brasileirão, de olho na garantia de uma vaga sem depender do título do continental.

Pensando na competição internacional, a equipe santista entrou em campo com time alternativo e poupou alguns titulares nas últimas duas rodadas diante do Flamengo e do Vasco. O esforço deu certo, o Santos passou pelo Grêmio e está na semifinal contra o Boca Juniors, fase que começa a ser disputada em janeiro. No Brasileirão, no entanto, somou duas derrotas.

Os resultados ruins pesaram para a classificação do Peixe no nacional. Ao fim da rodada 23, após a vitória diante do Sport por 3 a 1, o time de Cuca estava na sexta colocação, apenas dois pontos de distância do Flamengo, o terceiro colocado na ocasião.

Hoje, depois de três rodadas e apenas um ponto conquistado, o Santos caiu para a oitava colocação, e, até o momento, está fora da zona de classificação para a pré Libertadores. Com 48 pontos ganhos, a distância para o terceiro colocado, o Flamengo, cresceu para 11 pontos.

O jogo contra o Ceará é ainda mais importante nas pretensões do Peixe dentro do Campeonato Brasileiro se considerarmos a posição do rival do Santos nesta tarde. Com 45 pontos ganhos, o time de Guto Ferreira está a apenas uma vitória de empatar com a equipe paulista em pontuação.

Desfalques impedem a força máxima

Apesar de voltar a atuar com o que tem de melhor à disposição, Cuca não poderá contar com Pará e Madson, que estão machucados e não devem entrar em campo na partida de hoje. Lucas Veríssimo, que ainda está sendo negociado, segue fora do time principal. Assim, o Santos ainda terá uma equipe alternativa na parte defensiva.

O ataque do Santos deve ser importantíssimo para que o time reencontre os caminhos da vitória na competição nacional. Depois de não iniciarem contra Vasco e Flamengo, Soteldo e Marinho devem voltar para a escalação inicial do Santos no Brasileirão. O camisa 11, aliás, é um dos principais goleadores da competição com 14 gols.

Se vencer pode fechar a rodada colado no G-6 em caso de derrota ou empate do Palmeiras, que joga no mesmo horário. Em caso de derrota, pode ser ultrapassado pelo próprio Ceará dependendo do número de gols marcados pelo time cearense.