Topo

SPFC tem Tchê Tchê na vaga de Luciano; Renato escala Grêmio com surpresa

Kannemann vai de cabeça na bola em lance de Grêmio x São Paulo - Lucas Uebel/Grêmio
Kannemann vai de cabeça na bola em lance de Grêmio x São Paulo Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Eder Traskini e Jeremias Wernek

Do UOL, em Santos (SP) e Porto Alegre

29/12/2020 21h30Atualizada em 30/12/2020 20h57

O São Paulo recebe o Grêmio na noite desta quarta-feira, às 21h30, pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil. No primeiro duelo, os gaúchos venceram por 1 a 0 e tem a vantagem do empate. Não há gol qualificado fora de casa no torneio. As escalações foram divulgadas há pouco: o São Paulo terá Tchê Tchê na vaga de Luciano, enquanto o Grêmio vem com Lucas Silva como surpresa.

O atacante do Tricolor Paulista não se recuperou de uma inflamação na perna. Assim, Diniz optou por um tripé com Luan, Tchê Tchê e Dani Alves, como fez diante do Atlético-MG.

No Grêmio, Lucas Silva desbanca Darlan e indica um jogo com maior atenção defensiva. Alisson, por outro lado, recupera lugar no time titular depois de atuar o jogo todo contra o Atlético-GO, domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O meia-atacante não atua ao lado da equipe ideal desde outubro, diante do mesmo São Paulo — onde teve lesão de ligamento no tornozelo.

Onde assistir

A partida terá transmissão da TV Globo, exceto para regiões do estado de Minas Gerais (Belo Horizonte, Varginha, Coronel Fabriciano e Montes Claros). O SporTV 2 e o Premiere transmitem o jogo para todo o Brasil. O Placar UOL acompanha em tempo real.

Escalações

SÃO PAULO: Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Léo; Luan, Tchê Tchê, Dani Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Brenner. Técnico: Fernando Diniz.

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Lucas Silva, Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho

Desfalques

São Paulo: Pablo e Luciano (no DM), Reinaldo (suspenso);

Grêmio: Geromel (lesão), Pinares (fora da lista de inscritos), Luiz Fernando (jogou pelo Botafogo), Robinho (jogou pelo Cruzeiro), Leonardo (lesão no joelho) e Luiz Fernando (testou positivo para Covid-19 antes do jogo com o Atlético-GO, pelo Brasileirão)

Arbitragem

Árbitro: Breno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

Estratégia dos técnicos

Renato Gaúcho deve manter a mesma estrutura do time, mas com incremento de alguns expedientes diferentes. Acelerar o jogo pelo centro para fugir da marcação intensa e procurar os lados para jogadas em profundidade. A chave do jogo gremista, há tempos, passa pelos volantes. No Morumbi, também deverá ser assim. Com reforço dos laterais para aumentar a chance de sucesso contra o adversário.

Sem Reinaldo, Fernando Diniz deve escalar Léo em sua posição de origem: a lateral esquerda. O jogador teve sequência e foi bem como zagueiro, mas deixou o time para dar lugar a Arboleda e Bruno Alves nos últimos jogos. Léo não aparece como titular da lateral há 11 jogos.