Topo

Palmeiras

'Abraçado' por Abel, Rony volta como solução do Palmeiras em decisões

Rony e Abel Ferreira conversam no vestiário do Allianz Parque após a vitória do Palmeiras sobre o Atlético-MG - Cesar Greco
Rony e Abel Ferreira conversam no vestiário do Allianz Parque após a vitória do Palmeiras sobre o Atlético-MG Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

30/12/2020 04h00

Poupado contra o Red Bull Bragantino, Rony deve voltar a ser titular no Palmeiras hoje (30), às 21h30, no duelo de volta com o América-MG, pela semifinal da Copa do Brasil. Em busca de uma vitória simples para chegar à final, o Verdão tem no antes contestado atacante a solução para um setor com problemas.

Já sem Wesley, que operou o joelho e volta apenas em fevereiro, o time agora perdeu Gabriel Veron, com uma lesão na coxa direita que não é grave, mas irá tirá-lo do duelo. Breno Lopes, contratado após a lesão de Wesley, não pode atuar, pois já disputou a Copa do Brasil pelo Juventude.

Os desfalques apenas aumentam a importância de Rony, que é o vice-artilheiro do Palmeiras de Abel Ferreira, com cinco gols em nove jogos —Raphael Veiga, com sete, lidera a estatística. O camisa 11 é um dos exemplos de melhora de produção a partir da chegada do novo técnico, que chamou sua atenção logo na primeira conversa.

Abel assistiu do camarote no Allianz Parque à vitória do Palmeiras sobre o Atlético-MG por 3 a 0, pelo Brasileirão. Rony foi um dos destaques e fez gol, ainda sob o comando de Andrey Lopes. Após o duelo, o português teve o primeiro contato com o grupo e deu parabéns a Rony pelo desempenho, ainda no vestiário do Allianz Parque.

Embora a conversa tenha sido rápida e apenas um primeiro contato, a atitude chamou a atenção do atacante, que convivia com críticas e estava tendo dificuldades para engrenar. Seu primeiro gol só aconteceu um pouco antes disso, no fim de setembro, depois de 21 partidas em branco.

A demonstração de apoio naquela conversa se reforçou com o dia a dia na Academia de Futebol, e esta relação de confiança ajudou a Rony começar a se sentir mais confortável. O desempenho seguiu crescendo, mesmo com o velocista de 1,67m atuando até improvisado como centroavante.

Contra o América-MG, ele será a opção de velocidade para um ataque que deve contar também com Gustavo Scarpa e Luiz Adriano. Abel só conseguiu usar o rápido atacante e o camisa 10 juntos em suas duas primeiras partidas, contra o Red Bull Bragantino, pela Copa do Brasil, e contra o Vasco, pelo Brasileiro.

Na Libertadores, Rony tornou-se protagonista, sendo eleito três vezes pela Conmebol o melhor jogador em campo, além de ter quatro gols e sete assistências na principal competição da temporada — ele é o jogador com mais participações para gols no torneio. Os números já o credenciam como uma figura importante para a semifinal do torneio continental, contra o River Plate (ARG), a partir da terça que vem (5).

Antes, porém, terá de ajudar a colocar o Palmeiras na final da Copa do Brasil. Depois do empate em 1 a 1 no Allianz Parque, qualquer nova igualdade leva a decisão para os pênaltis. Diferentemente da Libertadores, o gol fora de casa não é critério de desempate.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG x PALMEIRAS

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 30 de dezembro de 2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
Quarto Árbitro: Osimar Moreira da Silva Júnior (GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

América-MG: Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Messias, Anderson e Sávio; Flávio, Juninho e Geovane; Felipe Azevedo, Ademir e Rodolfo. Técnico: Lisca

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Zé Rafael), Luan, Gustavo Gómez e Viña; Danilo, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira

Palmeiras