Flamengo encara Flu sem margem de erro, com fé na freguesia contra cariocas
Após começar 2020 no papel de bicho-papão do futebol brasileiro, o Flamengo dá adeus ao ano velho e começa uma nova etapa com a missão de retomar o protagonismo perdido. Hoje (6), a equipe encara o rival Fluminense, às 21h30, no Maracanã, pelo Brasileiro, e dá a largada para a reta decisiva na corrida pela taça.
Com 49 pontos conquistados, sete a menos que o líder São Paulo, o Fla tem 12 jogos pela frente em clima de "erro zero". Sem margem para tropeço, o Rubro-Negro, que soma uma partida a menos, precisa voltar a ter uma distância que lhe permita chegar no jogo contra os paulistas, na última rodada, em condições de levar a taça.
Depois do empate sem gols contra o Fortaleza, um certo desânimo pairou sobre o Ninho do Urubu, mas a ordem no clube é concentração máxima nas missões que restam. Ainda em busca de equilíbrio, Ceni tem tentado traduzir as semanas cheias de trabalho em bom futebol, algo que anda em falta no Fla.
"Com certeza absoluta eu acredito no título. Ou não poderia trabalhar no Flamengo. Independentemente da diferença de pontos, vamos seguir acreditando. O nosso objetivo é fazer a diferença diminuir e chegar na ultima rodada com chance de título", disse o técnico Rogério Ceni, que completou:
"Estou tentando resgatar o bom futebol. O Flamengo é um time que foi feito para vencer sempre, está acostumado desde o ano passado e em todos os jogos está muito próximo da vitória."
Para iniciar com o pé direito, o Flamengo se apoia no retrospecto recente para ganhar um gás extra e ter sucesso nas batalhas. Considerando os últimos dez duelos contra Flu (seis vitórias, três empates e uma derrota), Vasco (cinco vitórias e cinco empates) e Botafogo (sete vitórias, um empate e duas derrotas), a última vez que os rubro-negros saíram derrotados foi justamente contra os tricolores, que venceram por 1 a 0 a partida disputada em 29 de janeiro de 2020.
O recorte mais amplo dá a dimensão da superioridade dos atuais campeões da América sobre seus mais tradicionais adversários. Nestes encontros mais recentes com cada um dos outros grandes do Rio, o Fla soma apenas três reveses. Além do tropeço contra o Flu, a equipe perdeu duas vezes para o Bota. Contra os vascaínos, a última foi no já longínquo 24 de abril de 2016. Os triunfos são maioria esmagadora na conta, já que o clube venceu 18 destes 30 clássicos e empatou outros nove, estabelecendo uma ampla vantagem no Rio de Janeiro.
Para voltar aos trilhos e seguir na briga, Ceni terá uma baixa no gol. Ainda em recuperação de uma lesão na coxa, Diego Alves dá lugar a Hugo Souza. Com fé no retrospecto, o Flamengo entra em campo para ampliar a freguesia e seguir sonhando com mais uma conquista.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO x FLUMINENSE
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
FLAMENGO: Hugo; Isla, Rodrigo Caio, Natan e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Rogério Ceni
FLUMINENSE: Marcos Felipe, Calegari, Matheus Ferraz, Luccas Claro e Danilo Barcelos; Yuri, Hudson, Yago e Michel Araújo; Wellington Silva e Fred. Técnico: Ailton
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.