Sport vence, ultrapassa o Fortaleza e aumenta jejum de vitórias do Tricolor
No duelo entre os Leões pernambucano e cearense, o Sport levou a melhor ao vencer o Fortaleza por 1 a 0 pela 28ª rodada do Brasileirão Série A, na Ilha do Retiro. O único gol da partida foi marcado por Thiago Neves, aos 9 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, o Sport chegou a 32 pontos na tabela e ultrapassou justamente o Fortaleza, avançando para a 14º posição. O Tricolor cearense ocupa agora a 15º colocação do campeonato nacional, com 31 pontos, apenas três a mais que o Vasco, que abre a zona de rebaixamento na 17ª colocação, mas disputou duas partidas a menos que o Fortaleza. O Leão do Pici também acumula um jejum de seis partidas sem vitória.
Na próxima rodada o Sport enfrenta o Palmeiras em jogo marcado para 9 de janeiro de 2021, às 19h, no Ilha do Retiro, em Recife, enquanto o Fortaleza encara o Grêmio no Castelão (CE), em Fortaleza, no sábado (9) às 21h.
Confira como ficou a tabela do tabela do Brasileirão com a vitória do Sport.
Gol
Sport: Thiago Neves , aos 9 minutos do primeiro tempo
Marquinhos recebeu na esquerda, sambou pra cima da marcação e fez o passe para Thiago Neves na meia-lua. O meia pegou de primeira e bateu de chapa no canto direito de Felipe Alves, raspando a trave antes de entrar.
Atuação do Sport
De forma pouco comum nesse Brasileirão, o Sport tomou a iniciativa das ações ofensivas do jogo logo no começo, ainda que a primeira chance clara de gol tenha sido criada apenas aos nove minutos. A oportunidade, porém, foi muito bem aproveitada por Thiago Neves, que garantiu aos donos da casa a abertura no placar.
A vantagem no marcador resultou instantaneamente em uma mudança de postura dos donos da casa, que recuou suas linhas ofensivas e passou a permitir que o Fortaleza tivesse mais posse de bola. Os visitantes, porém, pouco ameaçaram.
Na volta do intervalo, a postura defensiva do Sport se tornou ainda mais evidente, mas apesar de muito pressionados, os donos da casa seguraram a vantagem no placar até o apito final.
Atuação do Fortaleza
O Tricolor cearense foi pressionado pelo Sport a partir do pontapé inicial e viu o adversário abrir o placar logo aos 9 minutos. Com a desvantagem, o Fortaleza naturalmente se lançou mais ao jogo, mantendo-se por mais tempo no campo de ataque do Sport e finalizando dez vezes. Entretanto, nenhuma delas acertou a meta de Luan Polli.
Como esperado, o Fortaleza voltou do intervalo tomando a iniciativa. A insistência do Leão do Pici foi finalmente premiada aos 22 minutos da etapa final, quando Éderson balançou as redes. Porém, após checagem do VAR, o tento cearense foi corretamente anulado.
Cronologia do jogo
O Sport abriu o placar logo aos 9 minutos, quando Marquinhos encontrou Thiago Neves na entrada da área do Fortaleza e o camisa 30 abriu o placar com um belo chute de chapa no canto superior direito do goleiro Felipe Alves.
O gol precoce alterou o panorama do jogo, cuja iniciativa passou a ser do Fortaleza, que apesar de ter tido mais volume de jogo, demonstrou dificuldade para criar boas oportunidades de gol. Ainda assim, aos 22 minutos do segundo tempo, o atacante Éderson chegou a balançar as redes após boa assistência de Ronald, mas o tento foi anulado com a ajuda do VAR, porque o camisa 91 estava em condição de impedimento.
FICHA TÉCNICA
SPORT 1 X 0 FORTALEZA
Local: Ilha do Retiro, Recife
Data: 6 de janeiro de 2021, quarta-feira
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Neuza Ines Back
Cartões amarelos: Maidana , Ronaldo Henrique e Marcão (Sport); Bruno Melo (Fortaleza)
Gol: Thiago Neves, aos 9 minutos do primeiro tempo (Sport).
SPORT: Luan Polli; Patric, Adryelson, Maidana , Júnior Tavares, Raul Prata; Ronaldo Henrique, Marcão, Thiago Neves; Marquinhos, Dalberto . Técnico: Jair Ventura.
FORTALEZA: Felipe Alves; Wanderson, Paulão, Carlinhos; Gabriel Dias, Ronald, Felipe, João Paulo; Osvaldo, Wellington Paulista, Romarinho. Técnico: Marcelo Chamusca.
Este conteúdo foi gerado pelo sistema de produção automatizada de notícias do UOL e revisado pela redação antes de ser publicado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.