Inter vice-líder tem série de vitórias, 'novo Galhardo' e ajuda externa
Se você se surpreendeu com o Internacional em segundo lugar na tabela do Campeonato Brasileiro, entenda: o time de Abel Braga chegou lá graças a uma série de fatores diretos e indiretos. O placar de 2 a 0 em cima do Ceará fez o clube gaúcho completar quatro vitórias seguidas e com a marca de uma aposta do treinador. Yuri Alberto também deu as caras em outra sessão da versão 'novo Thiago Galhardo'. As ajudas externas, de Atlético-MG e Flamengo, igualmente explicam o pulo na classificação.
Na matemática é bem simples. O Inter vive a melhor sequência da atualidade entre todos os times da ponta de cima da tabela. Chegou a 50 pontos e pulou do quinto para o segundo lugar. Um adendo importante: a equipe tem uma partida a mais que Galo, Flamengo e Grêmio.
Ainda nos números. Depois das eliminações na Copa do Brasil e Copa Libertadores, o Inter ganhou dias para treinar e os resultados apareceram. São cinco rodadas sem derrota no Brasileiro (vitórias diante de Botafogo, Palmeiras, Bahia e Ceará).
Nenhum outro time tem retrospecto igual ao do Internacional, atualmente.
Se os números são perfeitos, o desempenho nem tanto. E é aí que vem o outro elemento da equação: os destaques individuais. Caio Vidal, promovido por Abel Braga, abriu o caminho da vitória no Castelão. O jogador é uma aposta do treinador veterano, que topou dar chance depois de indicação de funcionários do clube nos primeiros dias após a saída de Eduardo Coudet.
O Inter, que não jogava bem contra o Ceará, contou também com Yuri Alberto. O camisa 11, aliás, é o artilheiro da 'era Abel Braga'. Com cinco gols, o ex-jogador do Santos reproduz os feitos de Thiago Galhardo com Eduardo Coudet.
Lá atrás, Galhardo resolveu jogos difíceis e virou goleador máximo do clube ao longo de 2020. Agora, o personagem é outro. Yuri Alberto marcou contra o América-MG, na Copa do Brasil, e levou a decisão aos pênaltis. Balançou as redes, também, em cima do Atlético-MG no empate por 2 a 2, nas vitórias diante de Botafogo e Palmeiras e, mais recentemente, em Fortaleza.
E, por fim, o contexto. Ao mesmo tempo em que o Internacional conseguiu vencer várias, os adversários patinaram. O Atlético-MG perdeu para o São Paulo por 3 a 0. O Flamengo empatou sem gols com o Fortaleza e depois perdeu, de virada, para o Fluminense. O Grêmio, também é preciso citar, acumulou dois empates no começo de dezembro e deu brecha.
A estadia do Inter no segundo lugar passa pelo jogo contra o Goiás, domingo, em Porto Alegre. Depois, o time gaúcho enfrenta Fortaleza, São Paulo, Grêmio, Red Bull Bragantino, Athletico-PR, Sport, Vasco, Flamengo e Corinthians.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.