Topo

Libertadores - 2020

Gallardo diz que só definirá futuro no River após o fim de Libertadores

Marcelo Gallardo comandando o River Plate durante semifinal da Libertadores contra o Palmeiras - Juan I. Roncoroni ? Pool/Getty Images
Marcelo Gallardo comandando o River Plate durante semifinal da Libertadores contra o Palmeiras Imagem: Juan I. Roncoroni ? Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/01/2021 17h48

Antes de comandar o último treino do River Plate para a decisão da semifinal da Libertadores contra o Palmeiras, Marcello Gallardo evitou dar pistas sobre seu futuro à frente da equipe.

"Não vim aqui para falar sobre minha continuidade", disse, ao ser questionado sobre a permanência no River. "Quando nossa participação na Libertadores terminar, faremos a análise de sempre, mas com cuidado, com base nos meus motivos para continuar ou não. Quando acabar o mês e a nossa participaçaõ na Copa Libertadores, veremos como será. Temos que esperar um pouquinho", disse.

O River perdeu de 3 a 0 no jogo de ida, em Buenos Aires, e vem de outro resultado ruim no Campeonato Argentino - uma derrota por 2 a 0 para o Independiente -, mas segundo o treinador, a sequência não pode anular todo o trabalho feito na temporada.

"Os dois últimos jogos nos colocaram em uma situação de urgência em situações decisivas, mas não podemos ignorar ou ocultar o que estamos fazendo neste ano atípico. Tudo se resume a dois jogos. Nestes dois jogos as coisas não saíram como queríamos, cometemos erros e pagamos caro por eles, e infelizmente, nas fases decisivas, quando cometemos erros, sentimos muito mais", disse.

"A situação atual da equipe gera preocupação. Parece que somos um desastre e não somos. Somos uma equipe que tem consciência dos erros que cometeu nos últimos jogos, temos que passar por essa situação. Tudo que foi dito nesses dois últimos dois jogos pode ser usado de uma forma negativa. Tenho que me sentar e dizer que somos diferentes do que fomos nos últimos dois jogos", completou.

O treinador também falou sobre as duras críticas que vem sofrendo. "A crítica bem-intencionada é válida. Mas as maliciosas eu aprendi a não levar em conta. Não tem fundamento ou argumento", disparou. "Sei de onde venho, quanto me custou estar aqui, como trabalho e como trabalha o meu grupo de jogadores. Nada vai me mudar. Os resultados fazem parte do futebol, por piores que sejam", finalizou.

Depois do placar do jogo de ida, o River Plate tem um caminho duro pela frente. Para que consiga levar a disputa para os pênaltis, o time argentino precisa vencer por 3 a 0. Os argentinos conseguem a classificação direta com uma vitória por quatro ou mais gols de diferença ou se vencerem por três gols de diferença desde que marquem mais gols do que o Palmeiras fez na ida.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, o River avança direto para a final com uma vitória por quatro ou mais gols de diferença ou se vencer por três gols de diferença desde que marque mais gols do que o Palmeiras fez na ida. O erro foi corrigido.