Topo

Fluminense

Fluminense pega Sport para afastar crise e seguir em briga por Libertadores

Experiência e juventude: Fred lidera jovens do Fluminense contra o Sport no Brasileirão - Mailson Santana/Fluminense FC
Experiência e juventude: Fred lidera jovens do Fluminense contra o Sport no Brasileirão Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/01/2021 04h00

As vagas para a Libertadores no Campeonato Brasileiro aumentaram nas últimas semanas, e o Fluminense perdeu algumas chances para encostar de vez nos líderes. Hoje (16), o Tricolor enfrenta o Sport, às 19h, no Estádio Nilton Santos, para voltar a vencer e afastar a crise.

A goleada sofrida para o Corinthians no meio de semana mexeu com os bastidores do clube, e Marcão, que retorna à beira do campo após se recuperar da covid-19, está pressionado no cargo por ter conquistado apenas quatro pontos nos 15 que disputou. O discurso oficial é de convicção no trabalho do técnico, que ainda não venceu à beira do campo desde que foi efetivado.

Também por isso, o Flu terá mudanças. Hudson, Yuri e Wellington Silva foram sacados da equipe, que terá Martinelli, Luiz Henrique e Lucca como substitutos. A ideia é tornar o time mais jovem, veloz e ofensivo, uma das coisas que faltaram nos últimos jogos.

"Sabemos que pecamos muito hoje [na quarta, 13], especialmente nas transições. Pegamos uma equipe qualificada, e sem conseguir fechar os espaços, sofremos. Tenho certeza que vamos ajustar o que precisa", afirmou Ailton após a derrota para o Corinthians.

Os dias que sucederam a trágica noite na Neo Química Arena tiveram uma coletiva do presidente Mário Bittencourt após mais de quatro meses, também para tentar trazer um pouco de paz ao ambiente. Um grupo de torcedores chegou a se dirigir ao CT ontem (15), mas errou o horário do treinamento e desistiu de protestar, deixando mensagens em tom de reclamação para faixas que foram estendidas no Estádio Nilton Santos.

"Optamos por repetir o que fizemos ao fim de 2019, que era efetivar a comissão permanente, que conhece o dia a dia do trabalho. Se tivermos o mesmo aproveitamento — que foi de 53% —, conseguiremos a vaga na próxima Libertadores, ou pré-Libertadores. O planejamento pode dar certo ou dar errado, mas foi com convicção e segue com convicção", declarou Mário.

Com 43 pontos, o Fluminense é o sétimo colocado do Brasileirão, e está seis pontos atrás do Grêmio, que é o sexto. Com mais vagas na competição por conta das finais da Copa do Brasil e da Libertadores, o Tricolor sonha em voltar à competição continental, que não disputa desde 2013.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE x SPORT

Data: 16 de janeiro de 2021, sábado
Horário: 19h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (30ª rodada)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Johnny Barros de Oliveira (SC)
Árbitro de vídeo: Caio Max Augusto Vieira (RN)

FLUMINENSE: Marcos Felipe, Calegari, Luccas Claro, Matheus Ferraz e Danilo Barcelos; Martinelli, Yago e Michel Araújo; Lucca, Luiz Henrique e Fred. Técnico: Marcão.

SPORT: Luan Polli; Raul Prata, Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Marcão, Ronaldo Henrique e Betinho; Patric, Marquinhos e Dalberto. Técnico: Jair Ventura.

Fluminense