Dupla de arbitragem brasileira feminina é aprovada em teste para o Mundial
Edina Alves e Neuza Back, árbitra e assistente da CBF, passaram nos testes físicos da Fifa realizados ontem e estarão no Mundial de Clubes, que acontece no Quatar em fevereiro. A dupla fará história como as primeiras mulheres a arbitrarem em uma competição oficial Fifa de futebol profissional masculino.
A dupla, que participa do quadro internacional da CBF, foi indicada pela entidade internacional para ser parte de um dos sete trios que vão comandar os jogos do Mundial de Clubes. A assistente argentina Mariana Almeida fecha o trio que fará história.
A árbitra e a assistente iniciaram a preparação para a prova há cerca de dez dias, quando foram informadas do convite por Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. Desde então, Edina e Neuza treinaram intensivamente para a aprovação, confirmada ontem.
"Agradeço aos que estão no comando da CBF, ao Leonardo Gaciba e ao Presidente Rogério Caboclo, que abrem sempre as portas e dão oportunidades para nós. Não pensam no gênero e sim na capacidade", disse Edina em entrevista à Confederação Brasileira de Futebol.
Nos últimos anos, a FIFA tem inserido cada vez mais mulheres em torneios da entidade, como na Copa do Mundo Sub-17 em 2017, na Índia, e em 2019, no Brasil.
O Mundial de Clubes do Quatar será realizado em fevereiro após ser adiado devido a pandemia. Essa será a última edição do torneio no formato atual, com sete participantes. Além das árbitras, a competição terá um time brasileiro - Palmeiras ou Santos, que fazem a final da Libertadores no dia 30.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.