Superliga Europeia: jornal revela times e formato planejado do torneio
A Superliga Europeia, torneio encabeçado por gigantes clubes europeus para começar já no ano que vem, teve alguns detalhes revelados hoje pelo jornal The Times.
O veículo divulgou, pouco depois de a Fifa "bater de frente" e ameaçar clubes e jogadores, parte do documento que prevê a realização do torneio. No texto estão os nomes de alguns clubes participantes, o formato da liga e as quantias recebidas por cada membro.
A competição, caso saia do papel, terá 20 times, com 15 deles considerados "sócios fundadores" e fixos, como Real Madrid, Manchester United, Liverpool e Milan.
Os nomes das outras equipes permanentes não foram revelados no documento, mas o The Times crava que "o plano, baseado no interesse do mercado televisivo global, seria para seis times da Inglaterra (provavelmente Liverpool, Manchester United, Manchester City, Arsenal, Chelsea e Tottenham), mais três da Espanha, três da Itália, dois da Alemanha e um da França."
Os "fundadores" receberiam, pela entrada na competição, cerca de 350 milhões de euros (R$ 2,3 bilhões). Os outros cinco clubes presentes seriam "móveis" e não teriam direto à esta quantia - a operação envolveria o banco de investimento JP Morgan Chase.
Em relação ao formato, o jornal detalhou um sistema com, inicialmente, "dois grupos de dez clubes que jogam em casa e fora, e os quatro primeiros de cada grupo irão para às quartas de final de dois jogos, às semifinais de dois jogos e uma final de jogo único".
O documento, por fim, traz também uma estimativa de datas - o objetivo é não atrapalhar as ligas nacionais. "Os jogos seriam durante a semana e os clubes continuariam a jogar em suas ligas. Os clubes teriam o direito de exibir quatro partidas por temporada em plataformas digitais em todo o mundo."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.