Topo

Palco pronto! Gramado do Maraca teve cuidado especial para final da Liberta

Taça da Copa Libertadores no gramado do estádio do Maracanã - Divulgação/Conmebol Libertadores
Taça da Copa Libertadores no gramado do estádio do Maracanã Imagem: Divulgação/Conmebol Libertadores

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/01/2021 18h48

Foram 25 dias de um trabalho diferenciado para deixar o gramado do Maracanã em perfeito estado para a grande final da Libertadores. Faltam apenas dois dias para Palmeiras e Santos decidirem o título de campeão das Américas e a Conmebol revelou nesta quinta (28) como foi feita a transformação do campo em um tapete, com ajuda da agrônoma que cuidou do gramado do Maraca, Maristela Kuhn.

"O que foi feito nos últimos 25 dias foi um manejo para aumentar a densidade do gramado e reduzir altura de corte. Além disso, adubações bem intensas que melhoram a coloração. Foram usados equipamentos para descompactar o solo, de maneira que ele fique mais macio, sem excesso. Marcar bem as faixas de corte e muito bem, com precisão, as linhas de jogo, de marcação do campo, ajudam na marcação do árbitro. A ideia é que você tenha um padrão, a Fifa determina uma altura que o campo deve estar e a gente trabalha dentro desse limite e os campos que os times estão treinando têm a mesma altura de corte usada aqui", contou a agrônoma.

O gramado vinha sendo utilizado no Brasileirão até mês passado e era alvo de críticas, por alguns buracos e irregularidades que atrapalhavam o jogo. Com o trato dado pela Conmebol, o Maraca está de cara nova e com o palco em perfeitas condições para abrigar um jogo grandioso no sábado.

Palmeiras e Santos disputam a taça a partir das 17h do próximo dia 30.