Associação dos Cronistas Esportivos do RS repudia declarações de Renato
Na manhã de hoje (29), a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) emitiu uma nota oficial repudiando as palavras do técnico Renato Gaúcho, do Grêmio, na entrevista coletiva que sucedeu a derrota de seu time para o Flamengo, ontem, na Arena. Portaluppi disse, entre outras coisas, que "faria o trabalhinho" da imprensa ameaçou dizendo "depois vocês se entendam com o torcedor".
"A ACEG vem a público repudiar veementemente as declarações de Renato Portaluppi na entrevista coletiva após a partida contra o Flamengo", diz trecho da nota oficial publicada pela entidade e assinada pelo presidente Alex Bagé.
Na manifestação, a Associação também reclamou do modelo de entrevistas coletivas adotado pelo Grêmio. Nele, as questões são gravadas e enviadas para que sejam apresentadas posteriormente ao entrevistado. Desta forma, o jornalista que formula a pergunta não sabe o que foi respondido nas questões anteriores, e não tem como rebater qualquer manifestação.
"A ACEG se solidariza e presta apoio aos cronistas que exercem seu trabalho e, atualmente - mais do que nunca, são o elo entre os torcedores e os clubes. Vamos lutar para que atos como esse não tornem a ocorrer e os jornalistas possam atuar com liberdade e segurança de que necessitam para bem realizar o seu trabalho", diz o documento.
Após a partida entre Grêmio e Flamengo, Renato atacou a imprensa de todas as formas, lembrou do Gre-Nal, disse que "há muitos colorados na imprensa, que sofreram nas mãos do Grêmio", e falou que "faria alguns famosos" citando os nomes dos jornalistas dos quais discorda.
Enquanto isso, o Grêmio parou na sexta colocação no Brasileiro e vê o Fluminense se aproximar perigosamente na classificação. O time gaúcho ainda tem a final da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, no calendário.
Confira a nota da ACEG na íntegra
Nota de repúdio
A ACEG vem a público repudiar veementemente as declarações de Renato Portaluppi na entrevista coletiva após a partida contra o Flamengo.
Na supracitada entrevista, o técnico gremista incitou que, em futuras coletivas, pode citar nomes de cronistas que, segundo Renato, "falam besteira".
Ao falar que "Quando a gente ouve algumas pessoas da imprensa falando besteira, e é bom que eu não tenho medo de vocês da imprensa e não tenho medo de nenhum de vocês. Vou começar a dar o nome aqui na próxima entrevista, se continuar falando besteira durante a semana, vou deixar um de vocês, ou dois ou três, mais famosos, mas eu vou dar o nome. Depois vocês se acertam com a torcida do Grêmio. (?) É só continuar falando besteira lá que eu tenho autorização do meu presidente e aí vocês vão ver lá nas redes sociais", Renato coloca os milhões de torcedores do Grêmio contra a imprensa esportiva.
Também desagrada a ACEG o modelo de entrevistas coletivas, com perguntas gravadas e selecionadas, adotado pelo clube. Esta maneira de conduzir as entrevistas não está à altura do Grêmio e nem do seu presidente Romildo Bolzan Jr no trato com a imprensa.
A ACEG se solidariza e presta apoio aos cronistas que exercem seu trabalho e, atualmente - mais do que nunca, são o elo entre os torcedores e os clubes. Vamos lutar para que atos como esse não tornem a ocorrer e os jornalistas possam atuar com liberdade e segurança de que necessitam para bem realizar o seu trabalho.
Alex Bagé - Presidente
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.