Topo

Corinthians apresenta desequilíbrio tático e faz Mancini cogitar trocas

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/01/2021 04h00

A derrota do Corinthians para o Bahia por 2 a 1, ontem (28), na Arena Fonte Nova, em partida atrasada da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, expôs o desequilibro tático que vive o time de Vagner Mancini nesta temporada. Depois de ter alcançado uma sequência de quatro jogos sem sofrer nenhum gol, o Timão foi vazado oito vezes nos últimos quatros jogos.

O treinador, aliás, reconheceu que há desequilíbrio, tanto na defesa como no ataque, e que o foco agora é reorganizar o time e recuperar a confiança dos jogadores novamente para a reta final da competição. Mancini, inclusive, deve realizar trocas na equipe titular para os próximos jogos. O Alvinegro paulista volta a campo diante do Ceará na próxima quarta-feira, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão.

Não podemos achar que isso está normal, esse tipo de cobrança tem que ser feito, os ajustes serão feitos para apresentarmos diante do Ceará um teor de jogo mais qualificado

Mancini avisou que sua prioridade, ao chegar no Corinthians, seria ajustar o sistema defensivo. O treinador cumpriu e prometeu. O time embalou uma sequência de jogos sem ser vazado: Grêmio (0 a 0), Coritiba (0 x 1), Fortaleza (0 a 0) e São Paulo (1 a 0). No entanto, após essa sequência, o time desandou a levar gols. Vale ressaltar que nas últimas três derrotas (Palmeiras, Red Bull Bragantino e Bahia), o Corinthians já terminou o primeiro tempo derrotado por 2 a 0.

Apesar de o problema exposto no sistema defensivo, Mancini avalia o desarranjo na defesa de uma forma mais ampla. O treinador incluiu o excesso de erros de finalizações dos atacantes para explicar o desequilíbrio tático que o time apresenta nos últimos jogos.

"Daqui para frente, é tentar enxergar qual é o melhor cenário, montar uma equipe confiante que possa nos trazer mais segurança em campo, e que não venhamos a desperdiçar tantas oportunidades, porque isso também está ligado à parte de desequilíbrio da equipe. Se você chega várias vezes à frente e não consegue concluir a jogada, claro que há um desequilíbrio também na parte ofensiva, precisamos corrigir isso", disse.

Mancini acenou, em entrevista coletiva, que deve realizar mudanças no time para o duelo contra o Ceará na próxima quarta-feira, na Neo Química Arena. Ontem, por exemplo, ele sacou Fábio Santos, mal na partida, para colocar Raul Gustavo no segundo tempo.

Para o duelo com os nordestinos, o treinador contará com os retornos de Otero e Léo Natel, que cumpriram suspensão automática, além dos jogadores envolvidos no exame de Covid-19 falso positivo. Entre eles, o meia Luan, substituto imediato de Cazares, que sofreu estiramento muscular, e Ramiro, volante titular na rodada anterior a derrota para o Bahia.