Topo

Atlético-MG

Atlético-MG quer se livrar de R$ 2 milhões de salários dos emprestados

Galo é o time da Série A com o maior número de emprestados para outros clubes - Bruno Cantini/Atlético-MG
Galo é o time da Série A com o maior número de emprestados para outros clubes Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

31/01/2021 04h00

Enquanto busca uma nova vitória na tarde de hoje, contra o Fortaleza, para manter vivo o sonho do título brasileiro — tem 11% de chances de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais —, o Atlético-MG vive um período de transição fora das quatro linhas com a chegada de uma nova diretoria do clube. Dentre os vários processos que passam por análises está a diretoria de futebol.

E é justamente esse braço importante no clube que precisará definir questões importantes, como o destino de mais de 20 atletas emprestados que têm retorno programado à Cidade do Galo, a maioria no primeiro semestre de 2021.

Caberá ao diretor de futebol Rodrigo Caetano, que chegou há menos de 30 dias ao clube, resolver a situação desses atletas que, juntos, movimentam só de salários algo em torno de R$ 1,9 milhão, somando os pagamentos na carteira de trabalho e direito de imagem.

O Canal do Mandy, do jornalista Matheus Mandy, no Youtube, apresentou a lista de jogadores que retornará ao Atlético-MG. Alguns terão os contratos reativados com o Galo a partir da próxima semana e outros com o encerramento da Série A do Campeonato Brasileiro, no fim de fevereiro.

Segundo apuração complementar do UOL Esporte, o dirigente atleticano já trabalha na tentativa de desonerar a folha salarial, recolocando esses atletas em outros clubes por meio de vendas ou novo empréstimos. Entretanto, dessa vez, no caso de empréstimos, o Atlético-MG deseja ser o responsável pela menor parcela ou de nenhuma fatia dos salários.

Seis jogadores retornam agora no final de janeiro, todos de clubes que finalizam participação na Segunda Divisão ontem (29). São eles: o goleiro Matheus Mendes (CSA), o lateral esquerdo Lucas Hernández (Cuiabá), os zagueiros Leo Griggio (Confiança) e Vitor Mendes (Figueirense), o volante Yago (CSA) e o atacante Capixaba (Juventude).

Os que retornam em fevereiro são o zagueiro Iago Maidana (Sport), os volantes Nathan Silva (Coritiba) e Gustavo Blanco (Goiás), o lateral direito Mailton (Coritiba) e os meias Daniel Penha (Corinthians sub-23), Bruninho (Sport) e Terans (Peñarol-URU).

Até o fim dos estaduais, mais uma leva de atletas também retornará, como o goleiro Michel, que está emprestado aos portugueses do Paços de Ferreira, os volante Zé Welison, que esta no Botafogo, Léo Sena (Spezia-ITA) e Edinho (Daejon, da Coreia do Sul) e o atacante Denílson (Al Dhafra)

O meia veneuelano Otero, emprestado ao Corinthians, terá o seu contrato com o Galo finalizado após o meio do ano, e ficaria livre para negociar com qualquer outro clube. Mesma situação do volante Ralph, atualmente na Ferroviária. O vínculo dele com o Galo se encerra em 28 de fevereiro e não será renovado.

Outro que tinha contrato com o Galo, mas o vínculo se encerrou, era o atacante Guilherme Castilho. O Alvinegro tem a preferência de compra de 70% dos direitos do jogador, que pertence ao Mirassol e defendeu o Confiança na Série B.

O paraguaio Ramon Martinez foi emprestado nesta semana ao Libertad, do Paraguai, e ficará em seu país de origem até o final da temporada.

ATLÉTICO-MG x FORTALEZA

Motivo: 33ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 31/01/2021, às 17h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Atlético-MG: Everson; Guga; Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Nathan e Hyoran; Savarino, Sasha e Eduardo Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli.

Fortaleza: Felipe Alves, Gabriel Dias, Jackson, Wanderson e Carlinhos; Felipe, Ronald e Mariano Vázquez; David, Osvaldo e Wellington Paulista. Técnico: Léo Porto (auxiliar).

Atlético-MG