Topo

Palmeiras

Zé Rafael agradece Luxa por mudança de posição no Palmeiras

Zé Rafael joga mais recuado após intervenção de Luxa - Marcello Zambrana/AGIF
Zé Rafael joga mais recuado após intervenção de Luxa Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/02/2021 20h18

Dois dias após a conquista do maior título da carreira, Zé Rafael falou sobre o bicampeonato da Libertadores do Palmeiras e a emoção de ter participado efetivamente da campanha vitoriosa do Alviverde, ao participar do Futebol na Veia. Com a vitória do último sábado sobre o Santos, em pleno Maracanã, o time coroou uma trajetória quase perfeita na competição, que começou com Vanderlei Luxemburgo e terminou com Abel Ferreira no comando. E, sobre o Luxa, Zé Rafael agradeceu o treinador por uma virada na carreira.

"Ele foi o cara que mudou o meu modo de jogar, recuou um pouco, me pôs numa situação mais de criação, vindo de trás, com um pouco mais de campo. O duro é que tem que marcar mais, mas isso aí faz parte. Estou muito feliz por estar evoluindo a cada jogo, meu primeiro ano nessa nova posição e acredito que fiz mais jogos bons do que ruins. Quando você muda de posição, você sabe que é algo totalmente diferente, algo que você não está acostumando a fazer. E foi isso que eu senti, no começo tive uma dificuldade, depois fui me adaptando. Hoje já jogo de uma maneira mais solta. Claro, ainda tem muito a evoluir. Mas, não é em um ano assim como foi esse, que as coisas vão ficar 100% logo de cara. Então, fico feliz, agradeço ao Luxa por ter tido essa visão e me ajudar a crescer como profissional", disse o meia.

Jogando mais ao lado de Danilo e ajudando os laterais na hora da marcação, Zé Rafael jogou boa parte da decisão como titular, sendo substituído já na parte final do segundo tempo. Sobre a substituição, o camisa 8 não viu problemas e falou sobre o clima do elenco em relação a isso.

"Claro que ninguém gosta de sair do jogo, mas nesse grupo, a gente amadureceu muito e muitos jogadores não têm essa vaidade, eu sou um deles. Se eu estou cansado e não consigo fazer o que eu faço com 100%, prefiro sair para dar condição para outro atleta entrar melhor. E acho que todo mundo pensou assim, porque era uma final de Libertadores, a gente sabia que era um jogo histórico e sabia da importância de todo mundo estar 100% para dar o seu melhor. Porque qualquer errinho poderia custar esse título. E foi isso que a nossa equipe fez, todo mundo que saiu, quem entrou entrou com vontade e quem saiu continuou vibrando do lado de fora. E acho que isso fez diferença para a gente conquistar esse título", contou Zé Rafael.

Titular na final da Libertadores e importante para Abel Ferreira, Zé Rafael deve ser poupado no jogo contra o Botafogo, pelo Brasileirão, que acontece nesta terça (2), antes da viagem do time para o Catar, onde inicia a disputa pelo título Mundial no domingo (7).

Palmeiras