Topo

Futuro de Renato no Grêmio tem quebra-cabeça com desgaste público e decisão

Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/02/2021 04h00

Mesmo às vésperas da final da Copa do Brasil 2020, contra o Palmeiras, o futuro de Renato Portaluppi toma conta do dia a dia do Grêmio. A primeira partida da decisão do mata-mata no último dia deste mês, com a temporada 2021 já iniciando, e o desgaste público com recentes declarações geram um grande quebra-cabeça para o técnico e o clube. O Tricolor gaúcho volta a campo hoje (3), às 16h (de Brasília), quando recebe o Santos, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Grêmio e Palmeiras jogarão a final em 28 de fevereiro, em Porto Alegre, e 7 de março, em São Paulo. Renato está mais que garantido para os dois jogos, isso é certo. A dúvida é o que virá depois. Uma reunião com a diretoria tende a definir tudo. O encontro deve ocorrer na semana seguinte ao jogo no Allianz Parque.

O plano do Grêmio é ouvir Renato. A decisão está nas mãos do treinador, segundo apurou o UOL Esporte. A ideia é saber se ele tem interesse em seguir e em quais termos, com quais objetivos, mediante planejamento claro para a nova temporada. A posição gremista é justificada com mais de um argumento.

Para a maioria da direção, Renato Portaluppi ainda é o nome ideal para comandar o Grêmio. Pela identificação, pelo histórico. Os resultados recentes, assim como as atuações, pesam contra. A resposta é que o técnico já foi capaz de dar a volta por cima em momentos tensos.

Ao longo dos últimos meses, Renato perdeu unanimidade na Arena do Grêmio. Até entre os torcedores surgiu um grupo com defensores da saída, sob argumento de que ele viva hoje um "fim de ciclo".

A ala da direção que discorda da sequência de Renato enxerga um desgaste na imagem do ídolo devido ao longo período à frente do time. Treinador mais longevo do futebol brasileiro, e de longe, após a demissão de Fernando Diniz pelo São Paulo, Portaluppi está no cargo desde setembro de 2016 e recusou — pelo menos — duas ofertas do Flamengo.

As eliminações na Copa Libertadores, para o Flamengo em 2019 e Santos em 2020, incomodam. Recentes declarações também.

Renato deve se fechar nas próximas semanas e evitar o assunto até com as pessoas mais próximas. Como já fez em outros anos, o treinador pode até dar sinais sutis no dia a dia ao longo de fevereiro sobre o rumo que vai tomar. Mas vai manter em sigilo a decisão, a ser revelada somente a Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO x SANTOS
Competição: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 03/02/2021 (quarta-feira), às 16h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues, Kannemann e Bruno Cortez (Diogo Barbosa); Matheus Henrique, Darlan, Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS: John; Pará, Laércio, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Sandry e Madson; Lucas Braga, Kaio Jorge e Arthur Gomes. Técnico: Cuca