Topo

Santos

Narrador usa termo racista contra Lucas Braga, do Santos: 'Crioulinho'

Eduardo Lucizano

Do UOL, em São Paulo

03/02/2021 21h55

O atacante Lucas Braga, do Santos, foi alvo de termos racistas por parte do narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal, durante o empate entre o time paulista e o Grêmio na tarde de hoje pelo Campeonato Brasileiro.

Ao se referir ao jogador do Santos, o narrador pergunta o nome "daquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos?". Ao ser informado do nome, Haroldo de Souza insiste em termos racistas. "É um moreno, né? Um cidadão de cor, numa boa", diz.

A reportagem do UOL apurou que a rádio vai se pronunciar e que a direção vai se posicionar sobre o caso. Por meio de sua conta nas redes sociais, a emissora escreveu que "não compactua com qualquer tipo de atitude discriminatória a quem quer que seja, pautando sua atuação através de respeito a todos sem exceção".

O clube paulista, por meio de uma nota oficial, disse não "apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal" e que "não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização".

O Santos diz ainda que vai tomar "medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio".

A empresa que cuida da carreira do atacante afirmou que "repudia veementemente a maneira com a qual seu atleta, Lucas Braga, foi referido em transmissão oficial da Rádio Grenal" e que "sentimos enojados de ter de responder a uma situação como essa, inexplicável em todos os sentidos. Acreditamos ser um extremo absurdo a forma com a qual o locutor Haroldo de Souza se referiu ao atleta, proferindo pronomes racistas e o fazendo com naturalidade".

A ACEG (Associação Dos Cronistas Esportivos Gaúchos) condenou "veementemente o episódio lamentável ocorrido na transmissão da partida entre Grêmio e Santos pela Rádio Grenal". A entidade afirmou que "o racismo não tem lugar na sociedade e cabe, também, à imprensa combatê-lo", que "declarações como a de hoje não são bem-vindas" e pediu "desculpas ao jogador, ao clube e à sociedade em nome dos cronistas esportivos do Rio Grande do Sul".

Por que a fala é racista?

São consideradas racistas manifestações, declarações ou comentários que atribuam aspectos raciais apenas a indivíduos negros. Isso pressupõe que pessoas brancas são a norma e todos que sejam diferentes devem ter suas características especificadas. Foi o que ocorreu quando o narrador se referiu ao jogador como "crioulinho" e "cidadão de cor".

Veja a nota oficial do Santos

O Santos FC não vem por meio desta apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.
Não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização.
O Clube, através de seu Departamento Jurídico, tomará medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio.
É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade.
Basta de tolerância com racismo!
Basta!
Santos FC
#TimedeBrancoedePreto

autoplay:

Santos