Vini Jr. vive crise de confiança no Real Madri e deixa estilo driblador
No turbilhão de altos e baixos do Real Madrid, Vinícius Júnior é um personagem central. O brasileiro sofre com fortes críticas da imprensa espanhola e de fãs do clube pela irregularidade apresentada na temporada e teve identificada uma crise de confiança identificada por meio do seu estafe. A queda técnica está agora refletida na falta de dribles, justamente a principal característica de seu futebol.
A quantidade de dribles certos sempre foi a marca de Vini Jr. para se defender de constantes críticas por problemas com a finalização. Em sua temporada inicial na Europa, em 2018, quando tinha 18 anos, ele realizou quase três dribles por jogo, de acordo com o Whoscored, site especializado em estatística de futebol. O número atualmente beira a apenas um drible por partida.
A falta de confiança de Vini Jr. tem diversas explicações, segundo os que são próximos ao atacante. Entre os pontos ouvidos pelo UOL Esporte estão a baixa minutagem em campo permitida pelo treinador Zinédine Zidane, um abatimento com as críticas, principalmente, em redes sociais e o problema enfrentado com Karim Benzema. O atacante francês disse que Vinícius "joga contra o time", em conversa flagrada com o companheiro de equipe Mendy, em novembro do ano passado.
Após o episódio com Benzema, o atacante brasileiro teve oportunidades como titular em uma sequência de três vitórias no Campeonato Espanhol, em dezembro: contra Sevilla (1 a 0), Atlético de Madri (2 a 0) e Athletic de Bilbao (3 a 1). As atuações eram consideradas boas pela mídia espanhola e imaginava-se que o problema de abatimento estaria encerrado. No entanto, Zidane resolveu sacar o brasileiro do time titular.
Perda de espaço
O treinador francês efetivou o belga Eden Hazard como o titular pela ponta esquerda e ainda colocou Asensio à frente de Vini Jr. em minutos em campo. Ao brasileiro restaram oportunidades em minutos finais como no último jogo do time, a derrota para o Levante por 2 a 1 (entrou aos 15 minutos do segundo tempo no lugar de Hazard).
No confronto contra o Levante, o atacante foi duramente criticado pela mídia espanhola não só por um pênalti cometido, mas também pela falta de produtividade ofensiva. O jornal catalão Mundo Deportivo reservou uma página para a reportagem intitulada "Vini vai de mal a pior" no dia seguinte ao jogo.
"Vinícius Júnior atravessa um de seus piores momentos desde sua chegada ao Real Madrid, em 2018. O brasileiro perdeu pujança, sumiu do time titular e quase nunca tem impacto positivo quando entra como reação nos segundos tempos. De fato, tornou-se a última opção de Zinédine Zidane para ocupar posição no ataque, pois está atrás de Hazard, Asensio, Rodrygo e Lucas nos planos do técnico francês", descreveu a publicação.
Com o ex-flamenguista como titular, o Real Madrid viveu um dos maiores vexames da história ao ser eliminado na Copa do Rei para o Alcoyano, da terceira divisão. No jogo, o brasileiro teve apenas um drible concluído e ainda ficou marcado por não cumprir com o pedido do lateral Marcelo para marcar o adversário em lance de escanteio que resultou no gol de empate nos minutos finais da segunda etapa — a derrota por 2 a 1 foi na prorrogação.
Quem está próximo de Vini Jr. conta que o abatimento do jogador é grande com as críticas nas redes sociais. Consumidor voraz de memes e conteúdos que viralizam após os jogos do Real Madrid, o brasileiro sofre ao ver sua imagem atrelada ao momento ruim do time.
Ao mesmo tempo, a experiência já vivida em três temporadas no Real Madrid deixa a certeza entre aqueles que são próximos ao jogador que bastam uma boa atuação, ou gol em jogo decisivo, para o cenário mudar radicalmente. As partidas das oitavas de final da Liga dos Campeões, diante da Atalanta são o foco para a reviravolta do jogador — os duelos estão marcados para 24 de fevereiro e 16 de março.
Na atual temporada, o jovem brasileiro fez três gols em 25 jogos, tendo começado na reserva em 14 deles. O ex-flamenguista não balança as redes desde 21 de outubro, quando o Real perdeu em casa para o Shakhtar Donetsk por 3 a 2, pela Liga dos Campeões
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.