TVs e jornais do Qatar destacam Palmeiras e projetam final contra o Bayern
Se depender da imprensa do Qatar, Palmeiras e Bayern de Munique vão mesmo fazer a final do Mundial de Clubes na próxima quinta-feira. Não que os jornais e TVs não estejam dando espaço aos outros times, eles até estão. Mas o destaque maior é evidente para os campeões da América do Sul e, principalmente, da Europa.
Para confirmar o favoritismo apontado pela imprensa do Qatar, o Palmeiras precisa vencer o Tigres, do México, neste domingo, às 15h (horário de Brasília). Na segunda-feira, no mesmo horário, o Bayern encara o Al Ahly, do Egito.
A mídia local tem dado bastante espaço para a competição organizada pela Fifa. O canal de TV Al Kass, detentor de direitos de transmissão do Mundial no país, tem uma programação que aborda diariamente o torneio, mostrando não só os treinamentos e entrevistas das equipes já em Doha, mas também imagens antigas de partidas e conquistas históricas.
Para o Palmeiras, o gol de Breno Lopes na final da Libertadores contra o Santos, no Maracanã, e o momento em que o capitão Felipe Melo ergue a taça são exibidos repetidamente. Torcedores dos clubes, que são residentes do Qatar, estão sendo convidados para participar de programas ao vivo.
Bobó de camarão e brigadeiro
A rede Al Kass também já exibiu imagens de pontos turísticos do Brasil, principalmente das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e até reservou um tempo para passar receitas da culinária brasileira, ensinando a fazer bobó de camarão e brigadeiro. Outros canais de TV, como Al Jazeera e Bein Sports, também têm repercutido o Mundial durante a semana.
Os jornalistas árabes até têm falado bastante do Tigres, do México, adversário do Palmeiras na semifinal deste domingo, mas lembram que nunca uma equipe mexicana chegou à final do Mundial.
Expectativa para Palmeiras x Bayern
O Al Ahly, que conta com uma grande comunidade egípcia no Qatar, também tem ganhado bastante atenção, mas é apontado como azarão total diante do Bayern na segunda-feira. Com isso, a expectativa local é mesmo de um confronto entre brasileiros e alemães na grande decisão. Foi isso que publicou o "Al Sharq", um dos principais jornais do país, destacando a teórica vantagem de Palmeiras e Bayern de Munique em relação aos adversários das semifinais.
Em reportagem publicada neste sábado pela mesma publicação, cogitou-se a possibilidade de uma "surpresa" nessas partidas, mas o histórico dos confrontos foi citado. "Palmeiras e Bayern são os times que mais se aproximam de uma passagem para a final ou será que há uma surpresa em um dos dois jogos? E por que não? A surpresa pode estar nos dois encontros, mas voltando aos jogos das edições anteriores, entre as equipes latinas com os clubes da Concacaf, e os encontros dos clubes europeus com as equipes africanas, encontraremos uma superioridade notável para os clubes sul-americanos e também dos europeus", diz o artigo do "Al Sharq".
A equipe paulista teve grande destaque da mídia qatari desde o dia que desembarcou no país, na última quarta-feira. O jornal "Al Raya", outro veículo de mídia importante no Oriente Médio, publicou uma foto grande dos atletas comemorando o título sul-americano, no último sábado no gramado do Maracanã, com a seguinte manchete: "Hoje chega a Doha o campeão da Libertadores".
Sobre o Bayern de Munique, os qataris exaltam a qualidade do time campeão da última Liga dos Campeões da Europa, ao vencer o Paris Saint-Germain na final em Lisboa, por 1 a 0, e antes golear o Barcelona por 8 a 2, nas quartas-de-final. O jornal "Al Sharq" ainda lembrou que o clube da Alemanha costuma fazer um período de treinamentos no Qatar durante a temporada europeia, o que gerou uma aproximação dos torcedores locais .
"Por dez anos, a equipe alemã do Bayern de Munique montou seus acampamentos de inverno em Doha, especificamente nos estádios e instalações da Aspire Academy for Sports Excellence, durante o mês de janeiro de cada ano, à luz do clima maravilhoso que o Catar testemunhou durante este período do ano em que o tempo está muito frio nos países europeus. O Bayern de Munique gozou de grande popularidade no Estado do Qatar nos últimos anos, e sua participação anual em Doha para o acampamento de inverno constituiu uma oportunidade de aumentar sua popularidade entre os fãs de esportes no Qatar", diz o texto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.