Mulheres fazem história com arbitragem no Mundial e Super Bowl no domingo
O dia 07 de fevereiro de 2021 se tornou uma data histórica para as mulheres no esporte. Isso porque a brasileira Edina Alves se tornou a primeira mulher a apitar um jogo no Mundial de Clubes da Fifa e a norte-americana Sarah Thomas a primeira a estar no grupo de arbitragem de uma edição de Super Bowl.
A brasileira apitou o confronto entre Al Duhail e Ulsan Hyundai FC, pela disputa do quinto lugar da competição, sendo que o restante do trio de arbitragem também foi composto por mulheres, com a brasileira auxiliar Neuza Back e a argentina Mariana de Almeida.
No quadro da Fifa desde 2016, a árbitra nacional já apitou diversos jogos do Campeonato Brasileiro masculino e a Copa do Mundo da Fifa feminina de 2019, realizada na França, além da Copa América feminina de 2018.
Já a Sarah Thomas esteve no grupo de arbitragem do Super Bowl LV, na vitória do Tampa Bay Buccaneers sobre o Kansas City Chiefs. O jogo é o mais importante no ano para os amantes de futebol americano, esporte que vem ganhando cada vez mais simpatizantes e torcedores no Brasil.
Atualmente com 47 anos, Sarah já vem fazendo história na modalidade há um bom tempo. Em 2015, ela se tornou a primeira árbitra de campo na história da NFL e em 2019 foi a primeira a estar nessa posição em um jogo de playoffs.
O Super Bowl, jogo em que reúne os vencedores da AFC e da NFC e define o campeão da NFL, é um dos eventos esportivos mais esperados e assistidos em todo o mundo, com uma audiência de mais de 100 milhões de pessoas só nos Estados Unidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.