Topo

São Paulo

Dinâmico e com posse de bola: Preparador explica como jogam times de Crespo

Hernán Crespo, ex-treinador do Defensa y Justicia - Alejandro Pagni - Pool/Getty Image
Hernán Crespo, ex-treinador do Defensa y Justicia Imagem: Alejandro Pagni - Pool/Getty Image

Do UOL, em São Paulo

09/02/2021 23h15


Campeão da Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia, Hernán Crespo é um dos nomes mais cotados para assumir o São Paulo. Alejandro Kohan, preparador físico que trabalhou na campanha, dissecou o estilo de jogo adotado pelo treinador.

"Se tenho que definir o estilo de jogo, passa por protagonizar as partidas, propor o jogo, manter a posse de bola no campo adversário com um futebol dinâmico e, tudo isso, com um componente estético muito importante", definiu, em entrevista ao site 'Infobae'.

"Estamos totalmente ligados a esse sistema de jogo. Se tenho que definir o estilo, passa por protagonizar as partidas, propor o jogo, manter a posse de bola no campo adversário com um futebol dinâmico e, tudo isso, com um componente estético muito importante".

O São Paulo vive um momento conturbado. No início do mês, o treinador Fernando Diniz foi demitido pelo presidente Julio Casares, após ser eliminado na semifinal da Copa do Brasil, e perder a liderança do Brasilerão. O nome de Crespo surge como uma alternativa para dar confiança à equipe, embora o auxiliar técnico ainda considere ele muito jovem para ser incorporado ao grupo dos chamados "treinadores de elite".

"Tem 45 anos, é muito jovem, e por exemplo, Bielsa e Ancelotti, que estão coms sessenta e poucos, seguem trabalhando e são muito respeitados na Europa. Acho que está bem assim".

No Defensa, uma das frentes de trabalho para a conquista do título foi o lado emocional, apontado como uma deficiêncian o altual elenco do São Paulo. "Tem relação com o fisiológico. Hoje, o emocional precisa ser treinado: a gestão das emoções, a fisiologia em sua máxima expressão e o vínculo com o jogador gera um canal de confiança", explicou.

"Trabalhamos durante a semana com sessões de coaching individuais e coletivas, ferramentas que são úteis para a estabilidade emocional para superar momentos competitivos de estresse e para o autocontrole de emoções".

Crespo se despediu do Defensa y Justicia ontem (8), mas não cravou qual será o destino. Ele confirmou que recebeu sondagens do São Paulo, Santos e da seleção chilena.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, Crespo recebeu sondagem da seleção chilena, e não da seleção uruguaia. O erro foi corrigido.

São Paulo