Topo

Grêmio vê trio brilhar, mas defesa ainda preocupa para final com Palmeiras

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/02/2021 04h00

Matheus Henrique, Jean Pyerre e Pepê foram destaques do Grêmio contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. A vitória por 5 a 2, nesta segunda (8), que encerrou sequência de sete rodadas do Campeonato Brasileiro sem ganhar, injetou ânimo nos bastidores — mesmo com a fragilidade do adversário. Se o trio da base voltou a ir bem, as opções da defesa preocuparam. Tudo isso de olho na final da Copa do Brasil.

O Grêmio chegou a 56 pontos no Brasileirão e tem mais três jogos até encarar o Palmeiras, na decisão do mata-mata nacional.

Jean Pyerre deu assistência para Alisson abrir o placar e fez o segundo gol gremista no jogo. Pepê sofreu o pênalti que foi convertido por Diego Churín, e Matheus Henrique fechou a vitória com duas bolas na rede em intervalo de quatro minutos.

A recuperação dos três era desejo gremista há tempos. Matheus Henrique faz parte do alicerce do modelo de jogo do time. Jean Pyerre faz função mista e tem a bola parada como arma. E Pepê é o herdeiro da missão de Everton Cebolinha.

"Eu sempre falo que todo jogador que está no grupo é importante. Nem sempre o jogador vai jogar o ano todo no mesmo nível de produção, algo normal no mundo todo. O Matheus Henrique nos ajuda bastante, fez dois gols e nem é por isso, mas [por] algo que cobro dos volantes: pisar na área. Falei [isso] para ele. A mesma coisa o Jean, que cobro há bastante tempo para pisar na área. Hoje ele pisou na área, chutou, cabeceou. Se ele fez hoje, sabe fazer. Tem que fazer em todo jogo. Ele tem obrigação de se juntar ao nosso atacante justamente para isso: criar, finalizar, fazer gols", disse Renato Portaluppi depois do jogo.

Se o ataque deu boa notícia, a defesa não. Paulo Miranda e David Braz erraram nos gols do Botafogo. Os dois disputam vaga com Rodrigues para atuar na decisão diante do Palmeiras. Explica-se: Pedro Geromel faz tratamento para entorse no tornozelo e, segundo os médicos, não vai atuar em nenhuma partida da final.

"Eu vou jogo a jogo. Todo jogador que está no plantel do Grêmio tem minha confiança (...) Cabe ao jogador se garantir na final. As oportunidades estão sendo dadas", comentou Renato.

O Grêmio volta a campo contra o São Paulo, domingo (14), em Porto Alegre. Depois, o time recebe o Athletico-PR e encerra o Brasileirão diante do Red Bull Bragantino, fora de casa.