Topo

Mosquito deixa de ser aposta e evita 'desespero' do Corinthians no mercado

Gustavo Silva, o Mosquito, comemora belo gol pelo Corinthians sobre o Athletico - Ettore Chiereguini/AGIF
Gustavo Silva, o Mosquito, comemora belo gol pelo Corinthians sobre o Athletico Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/02/2021 04h00

Gustavo Mosquito se consolida a cada jogo como titular do ataque do Corinthians. Os dois gols — um deles com direito a chapéu no defensor — no empate contra o Athletico-PR por 3 a 3, ontem (10) à noite, serviram para mostrar que o atacante deixou de ser aposta após retornar de empréstimo do Paraná Clube na temporada 2020.

Aliás, Mosquito hoje pode ser considerado o único titular absoluto do ataque corintiano e, inclusive, colabora para que a diretoria corintiana não precise ir ao mercado da bola em desespero por um atacante de velocidade — sonho de consumo no último ano.

Antes de Gustavo Mosquito deixar de ser aposta, o Corinthians testou diversos jogadores na posição, incluindo, o próprio Mosquito. O atacante voltou de empréstimo às pressas do Paraná a pedido de Tiago Nunes, que não encontrava mais solução no elenco para a carência no setor.

Após receber algumas oportunidades e não brilhar, Mosquito foi esquecido por Tiago e seu sucessor Dyego Coelho, e um novo empréstimo já era cogitado nos bastidores do clube paulista.

Além de Mosquito, o Corinthians testou vários jogadores que não emplacaram no setor: casos de Léo Natel, titular hoje como centroavante, Mateus Vital, Everaldo, Luan, Davó, Janderson (emprestado ao Atlético-GO), entre outros.

Aliás, o problema se expôs de tal forma que o Alvinegro até devolveu um atacante da posição contratado: Yony González. Quando percebeu, em quatro jogos, que o colombiano não resolveria a carência, o Corinthians aproveitou uma cláusula contratual e devolveu o jogador ao Benfica, de Portugal.

Os dois gols de Mosquito diante do Athletico-PR não foram suficientes para fortalecer o Corinthians na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Com o empate, o Alvinegro paulista se manteve na oitava colocação, com 49 pontos, e estaciona na briga pela classificação na competição continental.

O Corinthians volta a campo no domingo (14), quando encara o Flamengo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 36ª rodada do Brasileirão.

Mosquito se destaca

Nos últimos cinco jogos, o camisa 19 fez três gols e deu uma assistência para gol. Na partida diante do Furacão, o atleta acertou 86% dos passes, finalizou quatro vezes à meta e balançou por duas vezes as redes do adversário. O atleta ainda driblou com sucesso a zaga oponente em quatro oportunidades de sete tentativas.

"Muito feliz com essa boa fase que venho vivendo. Os números provam isso, e espero continuar ajudando o Corinthians a superar seus desafios e alcançar nosso objetivo, que é a vaga para a Libertadores. Estou trabalhando cada dia para melhorar e ajudar meus companheiros e deixar a nossa torcida mais satisfeita com o nosso trabalho", disse.

Gustavo Mosquito é o líder de participações diretas em gols (oito) do Timão neste Campeonato Brasileiro, ou seja, cinco gols e três assistências. Em 24 jogos pelo Brasileiro, o atacante foi responsável por 14 passes decisivos, além de 19 chutes, 14 deles ao gol, segundo o SofaScore, site especializado estatísticas.