Topo

Grêmio

Interesse do Atlético-MG não afeta plano do Grêmio de renovar com Renato

Renato Gaúcho é alvo do Atlético-MG enquanto negocia renovação com Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Renato Gaúcho é alvo do Atlético-MG enquanto negocia renovação com Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/02/2021 12h14

O Atlético-MG tem interesse na contratação de Renato Gaúcho para comandar o time na próxima temporada. Sem certeza sobre a permanência de Sampaoli, o clube de Belo Horizonte avalia o treinador gremista e um profissional estrangeiro para o cargo. Mas tal intenção não muda o cenário nem interfere na negociação que se avizinha para renovação de Portaluppi com o Grêmio.

Como apurado pelo UOL Esporte, Renato ainda não recebeu qualquer contato oficial do Galo. O treinador sabe do interesse pela imprensa e o assunto é tratado com tranquilidade por ele.

Portaluppi está focado na reta final do Brasileiro e na final da Copa do Brasil. Para disputar mais um título no comando gremista, precisará prorrogar o atual vínculo, que vence no fim de fevereiro. Como o último jogo do torneio de mata-mata foi adiado em razão da participação do Palmeiras no Mundial de Clubes, ocorrerá apenas em março.

Enquanto isso, a direção gremista pretende ampliar a relação com o comandante — que está no leme desde o meio de 2016, sendo o mais longevo em atividade no Brasil — não apenas em um prazo curto para conclusão da disputa, mas até o fim de mais uma temporada.

As negociações para isso, porém, acontecerão naturalmente apenas depois das decisões. Renato tem por costume não se envolver neste tipo de tema enquanto tem objetivos em disputa dentro de campo.

A direção gaúcha confia na boa relação que tem com Portaluppi, construída ao longo dos últimos anos. O treinador já foi alvo do Flamengo, por exemplo, e optou por permanecer no clube onde é ídolo tanto pelos feitos como atleta quanto como treinador. Por isso, dá a ele o tempo necessário para conversar no momento mais adequado e não vê interferência do interesse mineiro na negociação de renovação.

A situação do técnico no clube azul, branco e preto teve idas e vindas em 2020. Houve momentos em que o clima parecia de "fim de ciclo" e outros que indicavam uma tranquila permanência.

Renato condiciona sua sequência à montagem de uma equipe competitiva para seguir brigando por títulos na temporada que vem. Desde que chegou, o técnico enfileirou conquistas. Ganhou Copa do Brasil, Libertadores, Recopa, Estadual, entre outros torneios.

Neste ponto, o Atlético-MG contemplaria totalmente o desejo do comandante. Com investimento alto e um time já reconhecidamente forte, o clube de Belo Horizonte daria a Portaluppi algo que ele não teve até agora no Sul: perspectiva de escolher seus reforços independente da questão financeira.

A definição sobre o futuro de Renato não ocorrerá tão cedo. Neste momento, o comandante volta suas atenções para dentro de campo e terá situação determinada apenas no próximo mês.

Grêmio