Topo

ANÁLISE

RMP: Houve lambança do VAR, mas a vitória do Inter sobre o Vasco foi justa

Do UOL, em São Paulo

15/02/2021 04h00

A vitória do Internacional sobre o Vasco em São Januário, com o primeiro gol do Colorado não tendo a conferência das linhas para um possível impedimento devido, com a alegação de que o VAR estava 'descalibrado', causou reclamações e até um pedido de anulação por parte do clube cruzmaltino, que briga contra o rebaixamento, e anunciou o pedido a anulação da partida.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte — com Isabela Labate, Menon, Renato Maurício Prado e Ricardo Rocha —, Renato afirma que o problema com o VAR é absurdo, mas vê exagero do Vasco no pedido de anulação, uma vez que o regulamento já prevê que a decisão e campo prevaleça em caso de problema com o dispositivo de vídeo, além de destacar que a vitória do time colorado foi justa.

"Essa polêmica só existe porque o Vasco também está exagerando, porque, como dizia o Arnaldo Cezar Coelho, a regra é clara, se tiver um problema no VAR, vale a decisão de campo, e a decisão de campo foi, não tem a menor chance de esse jogo ser anulado, zero chance, o regulamento é muito claro, falhando o recurso eletrônico, vale a decisão de campo, e a decisão de campo foi que o gol foi legal", diz Renato.

"Agora, não deixa de ser uma vergonha o VAR não ter capacidade para colocar as linhas. Não estava calibrado, mas quem é que calibra essa porcaria antes do jogo? Alguém deve ter que chegar lá e calibrar, fazer um teste. Pelo visto, não foi feito, e aí deu essa confusão toda e o Internacional ganhou o jogo, o Vasco vai reclamar até a morte, mas o Internacional, a verdade é que mereceu a vitória", completa.

O jornalista afirma que o time de Abel Braga não teve grande atuação, mas foi superior ao Vasco e já merecia vencer quando fez o primeiro gol, tendo como ponto questionável o recuo durante o segundo tempo que deu chances à equipe de Vanderlei Luxemburgo, que desperdiçou um pênalti com German Cano antes de Thiago Galhardo definir a vitória colorada.

"Não foi uma grande exibição do Internacional, longe disso, ele começou muito bem o jogo, até fazer o gol, ele massacrava o Vasco, já tinha criado duas ou três grandes oportunidades, mas no segundo tempo, por exemplo, o nosso bravo Abel Braga 'arrecuou os arfe', botou o Lindoso, deu uma recuada e fez renascer um Vasco que no primeiro tempo não existiu, então esteve até perto de sofrer o empate em um pênalti também extremamente polêmico com a história do VAR, porque eu sinceramente não consegui ver aquele pênalti", afirma Renato.

"Foi uma lambança monstruosa do VAR, mas, insisto, não vejo motivo para anulação e nem acho que a vitória do Internacional tenha sido injusta, acho que o Internacional mereceu vencer e vai com méritos contra o Flamengo fazer praticamente a decisão do campeonato", conclui.