Topo

ANÁLISE

Rafael Oliveira: Mbappé e Haaland poderão assumir o bastão Messi e Ronaldo

Do UOL, em São Paulo

17/02/2021 23h04

A primeira jornada de oitavas de final da Liga dos Campeões teve um cenário desfavorável para Cristiano Ronaldo e Messi, jogadores que foram dominantes na competição em seguidas temporadas. Se os dois não brilharam nas derrotas da Juventus para o Porto e do Barcelona para o Paris Saint-Germain, o francês Mbappé e o norueguês Haaland mostraram atuações de alto nível e foram os protagonistas do início do mata-mata na competição.

No Fim de Papo, live pós-rodada de Liga dos Campeões do UOL Esporte, o jornalista Rafael Oliveira comenta se os dois jovens jogadores já estão recebendo o bastão dos veteranos para que venham a ser os grandes personagens da competição e destaca o potencial deles, embora ainda não acredite que tenha chegado o momento.

"Semana das atuações memoráveis de jogadores que podem dominar a década aí de repente em relação a grandes marcas individuais, falando de Mbappé ontem e Haaland hoje. O Mbappé, 22 anos, e o Haaland, 20 anos, são caras que têm um teto gigantesco e que podem protagonizar muitas noites de Champions", afirma o jornalista.

"Eu ainda acho cedo para dizer que essa transição aconteceu, até porque eu acho muita pressão imaginar que qualquer nome vá ter o peso e a longevidade em alto nível e com essa regularidade dessas duas máquinas que dominaram a geração", afirma Rafael Oliveira.

O colunista do UOL afirma que atuações como as dos jogadores que foram destaques da semana pelo Paris Saint-Germain e pelo Borussia Dortmund prova mais uma vez que o futebol não acaba se Messi e Cristiano Ronaldo pararem de jogar, e a passagem de bastão é possível, mas ainda não chegou o momento.

"Eu acho legal, até para contrapor um discurso de que não tem mais craque, que são só os dois e que esses caras quando acabarem, acabou o mundo, acabou o futebol. Não, sempre vai ter jogador se destacando e essa semana eu acho que é uma prova disso, mas eu ainda acho que esse bastão não foi passado, porque não vai ser tão simples assim", completa.

O jornalista afirma que a situação na competição, com o Barcelona muito próximo de ser eliminado e a Juventus tendo perdido o primeiro jogo do confronto, embora seu caso seja mais viável de avançar, a possibilidade de que Messi e Cristiano Ronaldo fiquem pelo caminho já nas oitavas de final é algo que chama a atenção.

"Uma possibilidade de eliminação de Cristiano Ronaldo e Messi, os times dos dois, nas oitavas, é algo que sempre vai chamar a atenção, sempre vai ser muito diferente do que a gente se acostumou ao longo de uma década em que quase sempre um dos dois era campeão, com Barcelona e com Real Madrid dominando muitas dessas edições", conclui.