Resumo da notícia
- Blogueiros fazem uma previsão do que será do Corinthians na próxima temporada
- Milton Neves: "Timão tem tudo para voltar a ser o 'Faz-me Rir' do futebol paulista"
- Juca Kfouri: "O time hoje é a quinta força do Estado, porque é inferior ao Bragantino"
- Perrone: "Corinthians hoje briga com Red Bull Bragantino pelo posto de quarta força"
- Lavieri: "É 4ª força e só pode mudar isso em 2021 se Mancini achar encaixe perfeito"
Sem vencer há três rodadas no Campeonato Brasileiro, o Corinthians foi superado pelo Santos na noite de ontem (17), na Vila Belmiro, por 1 a 0, e assim acumulou a sua segunda derrota consecutiva em um momento crucial na busca por uma vaga pela Pré-Libertadores.
Com o resultado, o Corinthians estacionou nos 49 pontos e na décima posição e não depende mais apenas de suas forças para retornar ao principal torneio continental na próxima temporada. O Santos, oitavo, soma 53 pontos, enquanto o Athletico Paranaense, nono colocado, tem 50.
O que dá pra esperar do Corinthians em 2021 após essa temporada decepcionante? O time hoje é a quarta força do Estado? Abordamos essas perguntas com os colunistas do UOL Esporte, sendo que alguns deles foram ainda além: o Timão hoje pode ser considerado até a quinta força. Veja as respostas:
Para falar em "quarta força" é preciso olhar para os outros três. Como será a sequência do trabalho de Abel Ferreira no Palmeiras? Como será o desempenho de São Paulo e Santos com seus novos treinadores? Em 2017, os três viveram ocasos e o Corinthians de Carille sobrou com problemas parecidos. Impossível prever, mas é claro que o cenário hoje parece bem mais complexo.
ANDRÉ ROCHA
O Corinthians é a quarta força e só poderá mudar isso em 2021 se Mancini achar um encaixe perfeito. Isso porque a sequência de péssimas contratações no final da gestão passada comprometeu qualquer possibilidade de bons investimentos para esta temporada.
DANILO LAVIERI
O time hoje é a quinta força do Estado, porque é inferior ao Bragantino. Deve-se esperar para 2021 o mesmo de 2020. Não cair, quem sabe ir mais longe num mata-mata, aliás melhor tentar ir longe na Sul-Americana do que ser eliminado na pré-Libertadores. E se montar time melhor correrá o risco de cruzeirar adiante. A prioridade deve ser arrumar a casa depois do desmonte feito pelos que, por sinal, seguem no poder. Porque o Corinthians não tem sócios, tem cúmplices que elegem e reelegem os cartolas que não têm onde cair mortos e se aproveitam do clube.
JUCA KFOURI
O Palmeiras está um patamar acima. Entre os outros três grandes, não fica claro quem está mais forte que quem. Depende do encaixe, treinador, etc. O Corinthians encontrou certa estabilidade com Mancini e o perigo é a reta final ruim de Brasileiro comprometer o que foi construído. Acho que o lugar do Corinthians no cenário nacional é esse aí: meio de tabela do Brasileiro e pode brigar pelo Estadual.
JULIO GOMES
É clichê, mas o futebol é dinâmico. O Santos, que todos apostavam como quarta força paulista em 2020, chegou à final da Libertadores. São Paulo e Santos, com novos treinadores, são incógnitas para 2021. O Palmeiras mantendo Abel Ferreira sai na frente e o Corinthians precisa de reforços para que Mancini consiga fazer frente aos rivais.
MARCEL RIZZO
No momento, é sim, a quarta força. A tábua de classificação confirma. Mas o time tem bons jogadores na defesa e pode se reconstruir a partir dela. Pode ser campeão paulista e da Sul-americana. Copa do Brasil é mais difícil e o Brasileiro, impossível.
MENON
O Corinthians viveu recentemente as melhores décadas de sua história. Mas, por causa da imensa crise financeira que assombra o Parque São Jorge ultimamente, o Timão tem tudo para voltar a ser o "Faz-me Rir" do futebol paulista. Pode virar até a quinta força, se o Bragantino seguir crescendo.
MILTON NEVES
Na minha opinião, o Corinthians hoje briga com o Red Bull Bragantino pelo posto de quarta força de São Paulo. Pela falta de dinheiro do clube e por causa dos maus tratos contra as categorias de base praticados pelo grupo que está no poder, o corintiano pode esperar sofrimento em 2021. Essa é a tendência.
PERRONE
Acho que 2021 será um ano de reconstrução para o Corinthians e, principalmente, organização financeira. Consequentemente, não dá para se esperar uma performance boa na temporada em termos de resultados e conquistas. O clube precisa pensar em formar uma base melhor para 2023. Nessa temporada 2020, foram contratados muitos jogadores velhos para evitar o rebaixamento e não houve um planejamento adequado. Pelo elenco, Palmeiras e São Paulo estarão bem à frente. Mas coloco o Santos no mesmo patamar do Corinthians.
RODOLFO RODRIGUES
Esse conceito de quarta força é muito dinâmico. O próprio Corinthians há menos de um mês jogava melhor que Santos e São Paulo, então creio que não é um bom parâmetro de avaliação. Em 2021 o clube precisa montar um elenco mais equilibrado no início do ano e ter convicção na escolha do treinador, seja ele Mancini ou não.
RODRIGO COUTINHO
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.