Felipe Melo titular? Palmeiras tem dúvidas no time a uma semana da final
O Palmeiras começa a decidir o título da Copa do Brasil daqui a uma semana, com o Grêmio, em Porto Alegre (RS). Em busca do tetracampeonato, o time titular já tem bons indicativos, mas ainda não está totalmente confirmado por Abel Ferreira.
Weverton, Luan, Gustavo Gómez, Viña, Rony e Luiz Adriano são os com a escalação mais assegurada. Mas as últimas partidas abriram espaço para debate sobre vagas na lateral direita, meio-campo e ataque.
Até a final no domingo que vem (28), na Arena Grêmio, o Verdão terá dois jogos no Campeonato Brasileiro: contra o Atlético-GO, amanhã (22), no Allianz Parque, e contra o Atlético-MG, quinta (25), no Mineirão. Abel ainda não decidiu como escalará o time nestes duelos, mas a ideia é não deixar a equipe cansada para a decisão.
Vou ser sincero, nós programamos as últimas cinco jornadas pensando na frente. Preciso ver os jogadores agora, o melhor para a equipe e para a reflexão, com a equipe técnica, com o departamento de saúde e performance, ver o melhor para os jogadores do Palmeiras", disse Abel.
Veja abaixo a situação detalhada e a disputa em cada setor.
GOL
Aqui não há disputa. Weverton é o titular incontestável e um dos grandes nomes do elenco alviverde. Frequentemente convocado por Tite, o goleiro é o segundo jogador com mais partidas na temporada: 67, atrás apenas Willian (68). Desses, não foi vazado em 33 — um recorde no século no Verdão.
LATERAL DIREITA
Marcos Rocha fez 49 partidas até aqui e foi o titular da posição em boa parte da temporada, mas jogou nas partidas com reservas contra Fortaleza e Coritiba. Contra o Al-Ahly (EGI), no Mundial de Clubes, e diante do São Paulo, Mayke jogou com a base da equipe considerada titular. Abel já disse que vê um elevando o nível do outro nesta disputa pela titularidade.
ZAGA
Luan e Gustavo Gómez jogam juntos desde 2018 e formam uma dupla que em 62 jogos pelo Palmeiras sofreu apenas 30 gols (média de 0,48 por partida). Embora alguns torcedores tenham se empolgado com Kuscevic, expulso contra o Coritiba, a tendência é de que os dois titulares contra o São Paulo sejam mantidos na equipe.
LATERAL ESQUERDA
Mais uma posição em que não há disputa: Viña é o titular. O uruguaio vinha de uma sequência pesada de jogos entre o Palmeiras e a seleção uruguaia, por isso ganhou descanso recente. Mas nem Renan, nem Esteves tiveram um desempenho que poderia ameaçar o camisa 17 antes da decisão.
VOLANTES
Danilo, Gabriel Menino e Zé Rafael são peças importantes no time de Abel Ferreira, mas estão sendo acompanhados com atenção pelo Núcleo de Saúde e Performance. Danilo foi poupado contra o São Paulo depois de atuar contra Fortaleza e Coritiba, Menino tornou-se dúvida após sofrer um entorse no tornozelo direito, e Zé Rafael tem sido preservado desde o Mundial.
Felipe Melo e Patrick de Paula fizeram a dupla de volantes contra o São Paulo — eles já tinham atuado contra o Al-Ahly (EGI). Caso Melo jogue contra o Grêmio, ele entraria na vaga de Danilo, enquanto Patrick é uma opção se Menino e Zé Rafael não puderem atuar. Perguntado sobre ter o camisa 30 como titular no próximo domingo, Abel desconversou.
"O Felipe é um guerreiro, ele nos ajuda e acrescenta competitividade à equipe", respondeu.
MEIA
Esta disputa se acirrou nos últimos jogos, depois de Gustavo Scarpa ter boas atuações sendo escalado como armador contra Fortaleza e Coritiba. Raphael Veiga, titular na campanha do título da Libertadores e no Mundial de Clubes, voltou no jogo contra o São Paulo e não teve uma participação destacada. Vice-artilheiro da temporada com 18 gols, o camisa 23 caiu de rendimento recentemente, mas fez parte dos principais momentos do time de Abel Ferreira.
ATACANTES
Luiz Adriano é o goleador do Palmeiras na temporada com 20 gols e titular garantido. Abel já disse que ele é o único centroavante de ofício no elenco, e o desempenho em partidas decisivas joga a favor dele, mesmo sem marcar há seis jogos.
Rony também deve começar jogando, pois é o único velocista em ritmo de jogo. Autor do gol de empate com o São Paulo na sexta (19), ele tem sido a principal opção de lado de campo. Willian, também titular no Choque-Rei, é o candidato a atuar do outro lado do ataque, embora venha de um jejum: são nove partidas em branco.
"O Willian está fazendo uma temporada fantástica, é dos jogadores mais utilizados em tempo de jogo. É um campeão, ajuda dentro e fora de campo. Estando na melhor ou pior forma, é no campo que recuperamos a confiança. Estou aqui para ajudar. Ele é um campeão, sabe qual o trabalho. Não é sempre um mar de rosas, rosas também têm espinhos. Só com trabalho e dedicação podemos melhorar", acrescentou Abel.
DESFALQUES E VOLTAS
Wesley está recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo e tem boas chances de estar ao menos no banco de reservas contra o Grêmio. Gabriel Veron, em transição entre a parte física e técnica depois de sofrer uma lesão muscular, também espera ter condições de jogo para ser outra opção para o decorrer do duelo.
Breno Lopes, que já atuou na Copa do Brasil pelo Juventude, e Luan Silva, recuperando-se de uma cirurgia no joelho esquerdo, são ausências certas. Emerson Santos, desfalque por dores musculares, e Gabriel Menino, em tratamento pelo entorse no tornozelo, são as outras dúvidas de Abel.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.