'Anárquico' e goleador: Cristiano Ronaldo estreava por Portugal há 20 anos
Há exatos 20 anos, Cristiano Ronaldo estreava com a camisa da seleção de Portugal, iniciando uma trajetória que mudaria a imagem tanto do jogador quanto do próprio país.
O duelo em questão era contra a África do Sul, válido pelo Torneio Internacional de Futebol Cidade de Torres Novas e Rio Maior. O jogador representava a equipe juvenil da seleção europeia e foi titular.
Já com faro de gol, o então garoto de 16 anos balançou as redes aos 40 minutos do 1° tempo, quando a partida já estava em 1 a 0 para seu time. No 2° tempo, o adversário chegou a diminuir, mas não conseguiu o empate. O futuro melhor jogador do mundo ficou em campo até os 35 da etapa final.
Além de CR7, segundo a RTP, foram utilizados 14 jogadores na equipe portuguesa - de todos eles, só o atacante conseguiu chegar à seleção principal (dois anos depois) e apenas mais um - Fernando Alexandre - teve uma carreira com alguma repercussão nacional.
"Hoje, olhamos para o Cristiano e vemos um jogador determinado, mas, na época, não podíamos imaginar o que ia acontecer. Tinha qualidade e talento, e foi cada vez melhorando mais. Também era notório que tinha algumas coisas diferentes dos outros, especialmente no aspecto individual. Ele não tinha medo de ninguém e partia para cima. Era bastante anárquico dentro do próprio jogo, muitas vezes não respeitava muito as questões de ordem tática, mas era um talento e tinha um potencial físico acima dos outros", disse, ao jornal O Jogo, o treinador da equipe portuguesa na época, Carlos Dinis.
Outro personagem do "batismo internacional" do craque foi o árbitro da partida, o sueco Jonas Eriksson, na época com 26 anos. Ele se aposentou após apitar a Copa do Mundo de 2014 e as Eurocopas de 2012 e 2016.
"Não sabia que tinha sido o primeiro jogo dele. Suspeitava porque me recordo de muitos outros jogadores da geração dele. Lembro-me, sobretudo, porque foi a primeira vez que apitei fora da Suécia", afirmou o agora ex-árbitro em entrevista ao jornal Record.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.