Com bi no Flamengo, Everton Ribeiro repete feito alcançado no Cruzeiro
O Flamengo perdeu para São Paulo, na noite de hoje (25), mas assegurou o título do Campeonato Brasileiro. Para Everton Ribeiro isso representou uma façanha. O meia igualou, na Gávea, um feito que havia alcançado no Cruzeiro: chegar ao lugar mais alto do pódio da principal competição nacional em dois anos consecutivos.
Antes de levantar as taças do Brasileiro de 2019 e 2020, o camisa 7 do Fla fez parte do elenco do Cruzeiro que conquistou as edições de 2013 e 2014 da competição. Nestes dois anos inclusive, ele venceu o Prêmio "Craque do Brasileirão". Seis temporadas depois, como um jogador de seleção brasileira, ele não conseguiu fazer um boa reta final de campeonato, mas foi fundamental para o Flamengo numa conquista em que valem os pontos conquistados durante 38 rodadas.
"Foi um campeonato muito atípico. Tivemos a pandemia, troca de treinadores. Não foi brilhante, mas fizemos por merecer. Lutamos até o último minuto, sempre acreditamos. A Nação sabe muito fazer festa. É gostoso poder dar alegria a eles, porque sabemos que vai ter retorno. É uma alegria imensa", disse o meia, na saída de campo no Morumbi.
Cria do Corinthians e com passagens por São Caetano e Coritiba, Everton Ribeiro desembarcou no clube mineiro em 2013 como uma das principais contratações da temporada. Naquele ano, com 35 jogos disputados e sete gols, teve posição de destaque na conquista do Brasileiro — o terceiro da Raposa.
Em 2014, a base da equipe foi mantida e, com 31 partidas e seis gols, o então camisa 17 voltou a ser um dos principais nomes do elenco, ajudando o Cruzeiro a repetir a dose e ser o dono do Brasil novamente. Nas duas conquistas, o time celeste foi comandado pelo técnico Marcelo Oliveira.
No início de 2015, o jogador se transferiu para o Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. Retornou ao Brasil em 2017, após acertar transferência para o Flamengo.
De lá para cá, ganhou importância no grupo e se tornou em um dos líderes do elenco. Em 2019, integrou um Rubro-Negro que entrou para a História ao vencer a Libertadores e Campeonato Brasileiro. Agora, com o título de 2020, Ribeiro chega novamente ao topo do pódio nacional pela segunda vez consecutiva na carreira.
Dagoberto e Borges têm feito no currículo
A sensação pela qual Everton Ribeiro passa agora também já foi vivida por dois ex-companheiros de Cruzeiro: os atacantes Dagoberto e Borges. Eles estiveram nas conquistas do Brasileiro de 2007 e 2008, pelo São Paulo, e, posteriormente, em 2013 e 2014 com o clubi mineiro.
Os dois já penduraram as chuteiras. O último clube que Borges defendeu foi o América-MG, em 2016. Já Dabogerto foi o Londrina, em 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.