Palmeiras: Abel estreita amizade com Felipão e busca outro título do ídolo
Abel Ferreira começa hoje (28) a busca por seu segundo título pelo Palmeiras. Campeão da Libertadores, o Verdão comandado pelo técnico português enfrentará o Grêmio, às 21h, na Arena Grêmio, pela partida de ida da final da Copa do Brasil. As duas taças já foram conquistadas no clube por Luiz Felipe Scolari, com quem Abel estreitou laços recentemente.
Felipão chegou a convocar o então lateral direito para a seleção portuguesa e foi uma das referências usadas por Abel quando estava a caminho do Brasil para assumir o Palmeiras. Na época os dois não chegaram a conversar, mas há algumas semanas Abel buscou contato com seu ex-técnico, inicialmente para agradecer pelo que já havia feito por sua carreira.
O comandante alviverde credita a Scolari, um ídolo palmeirense, a mudança na forma como o torcedor português se relaciona com sua seleção. Na Eurocopa de 2004, o pentacampeão mundial pediu para que os portugueses pendurassem as bandeiras do país em suas casas e marcou Abel.
"Quando o Scolari disse para cada português colocar sua bandeirinha para fora, daquela época até hoje, fomos à final [da Eurocopa] e perdemos [com Felipão, para a Grécia] e depois ganhamos com o Fernando Santos [em 2016]. Foi a partir deste momento que vi o povo português envolvido com a seleção. Até o Scolari nunca tinha visto o povo português tão envolvido", contou Abel, durante o sorteio das finais da Copa do Brasil.
Há, também, uma admiração de Felipão por Abel Ferreira. Se a habilidade do então lateral direito não chamava a atenção do técnico de 72 anos de idade, hoje desempregado, sua postura no dia a dia era um diferencial. Mesmo após a campanha ruim do Palmeiras pelo Mundial de Clubes, o gaúcho aprovou o discurso adotado pelo português, de que a derrota seria um aprendizado.
"Tenho conversado com ele uma vez a cada dez dias, porque quando às vezes ele está em um momento tranquilo, temos amigos e pessoas dentro do Palmeiras que nos colocam em contato. Brincamos e falamos de futebol e outras coisas, brincadeiras. Eu tenho o elogiado bastante e fiquei feliz, porque se tivesse que alguém ganhar [a Libertadores] depois de 1999, foi bom ter sido com o Abel, foi muito bom. Eu gostei", disse Felipão, à TNT Sports.
Há quase um mês, Abel se juntou a Felipão como os únicos técnicos campeões da Libertadores no Palmeiras. Agora, quer buscar a Copa do Brasil, que o amigo conquistou em 1998 e 2012. O Verdão também venceu a competição em 2015, mas o técnico era Marcelo Oliveira.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO x PALMEIRAS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 28 de fevereiro de 2021, domingo
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA)
VAR: Savio Pereira Sampaio (DF)
GRÊMIO: Paulo Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda (David Braz), Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon (Lucas Silva), Alisson, Jean Pyerre (Lucas Silva) e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Felipe Melo, Danilo, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.