Topo

Botafogo

Ativo no mercado, Botafogo pode ter time com 'cara nova' ainda no Carioca

Marcelo Chamusca conversa com o elenco do Botafogo durante treinamento - Vítor Silva/Botafogo
Marcelo Chamusca conversa com o elenco do Botafogo durante treinamento Imagem: Vítor Silva/Botafogo

Alexandre Araújo e Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

05/03/2021 04h00

"Trocar o pneu com o carro andando", expressão utilizada pelo técnico Marcelo Chamusca após o empate com o Boavista, na estreia no Campeonato Carioca, indica o caminho que o Botafogo pode seguir na sequência da temporada. Em meio a uma reformulação do elenco, a tendência é que o time alvinegro assuma uma outra cara em breve.

Ativo no mercado da bola e com quatro reforços anunciados até aqui — o goleiro Douglas Borges, o lateral direito Jonathan, o meia Pedro Castro e o atacante Ronald —, o Glorioso deve introduzir os novos nomes aos poucos no trabalho visando a disputa da Série B do Brasileiro.

O próprio Chamusca admitiu que comissão técnica e diretoria analisam novos nomes para todos os setores. Aliado a isso, o clube busca um elenco com um melhor custo-benefício e visa colocar alguns jogadores no mercado para gerar recursos. Entre chegadas e partidas, a programação é que a equipe alvinegra tenha, no tempo certo, mudanças mais bruscas e que a alteração do cenário possa ser sentida também pelo torcedor.

"A intenção é que a gente possa pontuar em todos os setores e vai ter que fazer essa reformulação durante a competição. É a única opção que temos. É um desafio para mim como treinador, para o clube, mas estamos muito bem alinhados. À medida que os atletas forem se apresentando, vamos inserindo. Vamos pensando rodada a rodada", disse.

Após a concretização do rebaixamento à Série B do Brasileiro, a cúpula realizou modificações no departamento de futebol. Posteriormente, a comissão técnica e, agora, o elenco já começa a sentir os efeitos.

Internamente, discute-se, por exemplo, as situações dos goleiros Gatito Fernández e Diego Cavalieri, com vencimentos considerados altos para a realidade. Uma negociação envolvendo o zagueiro Marcelo Benevenuto também não é descartada, uma vez que o salário também é considerado alto depois da última renovação de contrato.

O volante Caio Alexandre e o meia Bruno Nazário são alvos de interesse no mercado e podem deixar o Alvinegro em breve. Kanu, que recebeu propostas do São Paulo recentemente, é mais um nome que chama a atenção na janela de transferência. Os volantes Rentería e Cícero já não fazem mais parte dos planos, assim como o zagueiro Helerson e o atacante Kelvin.

Botafogo