Foguete espacial? Entenda como é o tratamento de Neymar que intriga fãs
Vai pra lua, menino Ney? Recentemente o craque do PSG tem divulgado algumas fotos com máscara de oxigênio e uma "cápsula" diferente. As fotos intrigaram os fãs do atacante e chegaram a especular que ele poderia estar com coronavírus.
Mas não é nada disso. A tecnologia "diferentona" que o jogador está usando trata-se de uma câmara hiperbárica, que, através da oxigenação, melhora a recuperação dos músculos e o desempenho físico.
A meta do craque é estar alcançar 100% do condicionamento físico para quando ele puder retornar aos gramados na Liga dos Campeões. Para isso, ele está sendo acompanhado pelo fisioterapeuta Rafael Martini.
O médico explica que a câmara promove um ambiente com pressão atmosférica maior do que a encontrada no ambiente. "Isso faz com que o atleta ou paciente consiga respirar mais oxigênio do que ele conseguiria em situações de pressão atmosférica normal".
"A captação aumentada de oxigênio nos pulmões é transmitida para os tecidos do corpo por meio da circulação sanguínea. O aumento de oxigênio disponível otimiza o processo de produção de energia. Com mais energia o corpo se recupera e funciona melhor", detalha o fisioterapeuta.
Como é o tratamento?
O craque usa o equipamento em casa uma vez por dia, por cerca de uma hora e meia em situações normais. Quando Neymar está lesionado, são pelo menos duas vezes por dia, durante uma hora com intervalo de seis horas entre as sessões.
"Ele não faz para acelerar algum processo específico, mas sim como mais um dos recursos que um atleta de alto nível utiliza no seu dia a dia", diz o fisioterapeuta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.