Resumo da notícia
- Blogueiros analisam se futebol deve ser paralisado no Brasil por conta da pandemia
- "Não deveria ter começado", analisa Juca Kfouri. "O Brasil deve parar", opina Menon
- Danilo Lavieri: "Não faz sentido parar o futebol e continuar com outras aglomerações"
- Milton Neves: "Em aglomeração sempre cabe mais um, mas nas UTI's, não"
Paralisar ou não o futebol no Brasil? O tema voltou à tona à medida que a pandemia do coronavírus ganha ares cada vez mais dramáticos. Ontem (9), o país teve o maior número de novas mortes causadas pela covid-19 em um intervalo de 24 horas: 1.954. Fora isso, bateu, pelo 11º dia consecutivo, o recorde na média de óbitos.
Em São Paulo, o Ministério Público (MP-SP) recomendou ontem (9) a suspensão de eventos esportivos, inclusive partidas de futebol. A Federação Paulista de Futebol (FPF), por sua vez, disse que não acatará a recomendação e seguirá com o futebol no Estado.
Diante do atual cenário da pandemia no país, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: O futebol no Brasil deve parar? Veja o que eles pensam:
Sim. O futebol não opera em uma realidade paralela e deveria parar, junto com a maioria das atividades, em um lockdown para valer. São centenas de pessoas envolvidas na realização de cada partida, com muitos deslocamentos, tudo que não precisamos no atual cenário. O país está colapsando, gente.
ALICIA KLEIN
Se tudo parar em um lockdown real, sim. Do contrário, não faz muito sentido.
ANDRÉ ROCHA
Quem deve responder isso é a ciência. Todos nós devemos sempre ouvir e seguir a determinação dos especialistas. Ainda mais quando se trata da proteção de direitos humanos, como a saúde.
ANDREI KAMPFF
Excepcionalmente no Brasil, sim. Apesar de não defender o mesmo nos campeonatos de outros países, principalmente da Europa, não posso fechar os olhos para o que está acontecendo no meu país. Há uma diferença gritante, cada caso é um caso. O total despreparo do Governo, a onda negacionista, a falta de vacinas e as mais de mil mortes diárias não podem ser desassociadas do futebol.
BRUNO ANDRADE
Não faz sentido parar o futebol e continuar com outras aglomerações que são ainda menos controladas do que os times como igrejas, feiras e afins. O certo é seguir o que dizem as autoridades de saúde. Se eles orientarem parar, tudo tem que parar de vez. E as federações precisam estar prontas para abrir mão de certas convicções em nome do calendário caso isso aconteça.
DANILO LAVIERI
Não deveria ter começado.
JUCA KFOURI
O Brasil deve parar. O futebol também, embora seja um absurdo ver igrejas promovendo aglomeração, coisa que os jogos não fazem.
MENON
Sim. Como disse a Alicia, o futebol não opera numa realidade paralela. E para além do que diz a ciência - que deve sempre ser ouvida - o futebol precisa parar por imperativo ético. Quando o futebol para, a população entende mais rapidamente a urgência do que estamos vivendo. É lamentável que ainda haja aqueles que ainda duvidem da seriedade dessa pandemia, mas essas pessoas existem e a interrupção dos campeonatos pode colaborar para levar a elas esse recado tão importante.
MILLY LACOMBE
Sim, o futebol deve parar! Por menor que seja a aglomeração, não deixa de haver, tanto dentro do estádio como nas ruas próximas uma certa quantidade de pessoas, o que complica demais nossa vida na luta contra a covid-19. Todos devem entender que em aglomeração sempre cabe mais um, mas nas UTIs, não.
MILTON NEVES
Passou da hora de parar com o futebol no Brasil. Passou da hora de parar com o desrespeito com jogadores, treinadores, árbitros e demais envolvidos na modalidade e com seus familiares. Passou da hora de parar com a insensibilidade dos cartolas.
PERRONE
Sim. O futebol acontecendo de uma forma natural passa um recado de normalidade a uma parcela da sociedade que infelizmente é alienada e precisa do esporte mais popular do país para ter noção da gravidade da situação. Por mais absurdo que isso possa parecer.
RODRIGO COUTINHO
Os protocolos da CBF para covid são referendados por infectologistas de renome e apontam baixa infecção nas atividades do campo. Ainda apontam queda no número de contágios durante os campeonatos de 2020. O futebol é uma atividade de menos risco que outras em curso. Ao mesmo, viagens e concentrações representam maior risco e temos que lembrar que o Brasileiro teve um bom número de surtos em times em todas as séries. Além disso, vivemos um momento mais grave da epidemia e o futebol tem carga simbólica para sociedade. Talvez uma suspensão temporária no pior momento fosse saudável. Não é uma decisão fácil e, como outras, entendo que deveria ser feita pelos infectologistas e cientistas que servem os governos do Estado sem interferência política.
RODRIGO MATTOS
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.