Topo

Paulista - 2021

Presidente do TJD-SP diz que Campeonato Paulista será paralisado hoje

Campeonato Paulista deve ser paralisado ainda hoje, de acordo com o presidente do TJD-SP - Fernando Moreno/AGIF
Campeonato Paulista deve ser paralisado ainda hoje, de acordo com o presidente do TJD-SP Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Do UOL, em São Paulo

11/03/2021 11h08Atualizada em 11/03/2021 11h48

O Campeonato Paulista deve ser paralisado ainda hoje, segundo o presidente do TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo), delegado Olim. Em entrevista à Rádio Bandeirantes ele disse que o anúncio será feito pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em coletiva.

"Sim, recebi hoje do secretário Marco Vinholi a informação de que o Campeonato Paulista vai parar temporariamente. Ele [Doria] vai anunciar hoje mais restrições em São Paulo, o futebol é uma delas", disse Olim.

"Pessoalmente acredito que é errado. Os clubes investiram na saúde como foi pedido, com todos os protocolos. Hoje só entram em campo os jogadores e a equipe técnica. Se o jogador parar de jogar, demora mais quanto tempo para voltar em forma? Para todo o sistema", continuou.

A única pessoa que eu liguei foi pro presidente da FPF [Federação Paulista de Futebol]. Ele conversa com os clubes. Estou fazendo essa parte politica por ser deputado. Tentei ajudar na reunião de ontem, mas recebo hoje cedo que o governador vai parar o campeonato.
Delegado Olim

Paulistão em outro estado?

Em outra entrevista, para a emissora ESPN Brasil, Olim também falou sobre a possibilidade de um rompimento dos clubes com o governo e de o Paulistão continuar fora do estado.

"Os clubes vão romper com o governo. Tenho o exemplo da última vez que ia voltar o futebol em São Paulo, o vice-governador Rodrigo Garcia falou que o Doria ia autorizar a volta, e o senhor Doria demorou mais de uma semana para informar isso, e quem perdeu foi o esporte. Conversando com o presidente da FPF os clubes vão romper com o governo de São Paulo, pode ter certeza. Não sei se seria tão difícil montar esse esquema todo para jogar fora. Foi falado pelo presidente da FPF sobre jogar fora de São Paulo. ", disse.

O mínimo que podia deixar era o futebol. Não escapa nada. Quem está com covid-19 não entra [nos jogos]. Infelizmente, a covid está aí, não tem como tirar. É esperar a vacina e torcer para não pegar, morrer.

Restrições no estado

São Paulo está na fase vermelha do Plano São Paulo, que é a mais restritiva do plano de controle da pandemia da covid-19. Na terça-feira (9), o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, recomendou a paralisação de eventos esportivos, inclusive partidas de futebol, na fase vermelha.

Ontem, o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, Paulo Menezes, disse que a recomendação entra em um estudo de novas medidas que podem ser tomadas.

"Essas recomendações do Ministério Público acompanham justamente a discussão de medidas que podem ser necessárias para além do que temos hoje na fase vermelha. Estamos trabalhando medidas que possam de fato aumentar o nível de isolamento social. Não tomamos medidas em função de um setor ou outro. Precisamos reduzir o contato entre as pessoas. Isso se faz ficando em casa", afirmou.

"Já tivemos um resultado positivo nesses primeiros dias de fase vermelha com aumento do isolamento social. Em relação às recomendações, elas podem fazer parte de uma série de medidas que vão se somar ao que já temos hoje e estamos trabalhando nisso, e o governador vai anunciar isso se for necessário", acrescentou.