Topo

Grêmio

Vanderlei falha em jogo sem ser exigido e perderá vaga no gol do Grêmio

Vanderlei, goleiro do Grêmio, falhou na partida contra o Ayacucho, mesmo praticamente sem ser exigido - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Vanderlei, goleiro do Grêmio, falhou na partida contra o Ayacucho, mesmo praticamente sem ser exigido Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/03/2021 12h00

Vanderlei voltou ao gol do Grêmio, e falhou. Depois de ser preterido nos jogos finais da Copa do Brasil, o ex-santista esteve novamente no início da escalação gremista. Mas, mesmo praticamente sem ser exigido, cometeu erros na goleada por 6 a 1 contra o Ayacucho, e será sacado no jogo seguinte.

O problema é maior que Vanderlei. O gol do Grêmio sofreu com oscilações ao longo da última temporada. Vanderlei era o dono do posto até cometer falhas e ser substituído por Paulo Victor. E na final da Copa do Brasil, Paulo Victor também errou em ao menos um dos gols do Palmeiras.

Tanto que Renato Gaúcho o sacou até do banco de reservas para o jogo de estreia contra os peruanos, ontem. Só que novamente viu o primeiro nome da escalação falhar.

Vanderlei se equivocou logo na primeira vez em que foi exigido. Um cruzamento do Ayacucho, que sequer tinha concluído na direção do gol, foi afastado sem força. Por pouco que — ainda no primeiro tempo — os peruanos não marcaram.

Com jogo já resolvido, goleada construída, e diante de um rival claramente mais fraco, um novo erro aconteceu. No segundo tempo, um escanteio foi mal afastado e acabou no gol de Quina, o único dos peruanos.

Por isso, Renato Gaúcho já adiantou que irá mudar novamente o goleiro para a próxima partida e admitiu que Vanderlei está "queimado" com a torcida.

"Coloquei o Vanderlei hoje porque era um jogo de Libertadores, perigoso. Se eu coloco o Brenno, que é um jovem de grande futuro no clube, e ele falha, poderia ficar queimado também. Por ser um jovem, temos que colocar, preparar, lapidar, utilizar na hora certa", disse o técnico.

"Vou antecipar para vocês que sábado (contra o Esportivo, pelo Gauchão) quem jogará será o Brenno. Será a hora certa de colocar o garoto, que vem se preparando bem. Já falei com Mauri (preparador de goleiros) para darmos chance para ele. No jogo de hoje era necessário a experiência do Vanderlei, no sábado será o Brenno, porque levamos muita fé nele, que terá um futuro brilhante no clube", completou.

A direção gremista negou interesse em Cássio, do Corinthians, mas não está descartada investida em um novo goleiro. Brenno, de 21 anos, é visto como promessa de futuro e será cada vez mais utilizado.

Com vaga na próxima fase da Libertadores encaminhada, o Grêmio volta a campo neste sábado para encarar o Esportivo pelo Gauchão.

Grêmio